Conselho realiza reunião on-line com vice-presidentes de Registro de todo o país

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, nessa quarta-feira (7), a reunião virtual de vice-presidentes de Registro do Sistema CFC/CRCs. A iniciativa reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Durante o encontro, a vice-presidente de Registro do CFC, contadora Lucélia Lecheta, que conduziu o evento, anunciou que a segunda edição de 2020 do Exame de Suficiência pode alcançar 100 mil inscrições.

Na ocasião, entre as diferentes pautas discutidas, o Exame de Suficiência foi o principal assunto trabalhado. Lecheta apresentou as estatísticas da primeira edição deste ano da prova, como o número de inscrições, de presentes, de aprovados e de reprovados. A contadora também falou sobre as experiências e as ações empregadas para a realização da avaliação no formato on-line.

A vice-presidente ainda informou que os dados estatísticos da primeira prova de 2020 já estão disponíveis na página do CFC.

Lecheta lembrou que a segunda edição do Exame de Suficiência está com inscrições abertas até o dia 22 de outubro e ocorrerá no dia 8 de novembro de 2020, também na modalidade “a distância”. A contadora destacou que, até o momento, o Conselho já recebeu 63.000 inscrições e disse que o CFC aguarda um número ainda maior de candidatos. “Nós estamos esperando uma média entre 90 e 100 mil inscrições para a segunda edição”, previu.

Durante a reunião, os representantes dos CRCs falaram sobre as suas realidades, fizeram sugestões para o Sistema e para o dia a dia do contador e esclareceram dúvidas. Entre os diferentes assuntos abordados, a carteira digital do CFC também estava na pauta. Essa versão do documento foi lançada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em abril de 2019, por meio da Resolução n.° 1.566.  

Sobre o tema, a vice-presidente explicou que a emissão da carteira digital não depende da carteira física. A contadora esclareceu que os interessados podem adquiri-la a qualquer momento e ressaltou que o documento é válido, assim como o modelo físico.

Em caso de dúvidas sobre a carteira digital, os contadores podem entrar em contato com o CFC, por meio do e-mail registro@cfc.org.br, ou com o CRC da jurisdição. 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.