Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
Na manhã desta quarta-feira (25), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou a sua 1.101ª Reunião Plenária Ordinária, sediada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRCRS). Durante o encontro, diversas pautas relevantes para a classe contábil foram deliberadas, marcando um momento de mudanças e atualizações significativas.
Uma das principais decisões foi a aprovação, por unanimidade, da minuta de resolução que estabelece o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como o sistema oficial de gestão de processos administrativos eletrônicos no âmbito do Sistema CFC/CRCs. A adoção nivelada do uso dessa tecnologia visa acelerar os processos institucionais, otimizando as rotinas administrativas de trabalho.
Além disso, a Plenária do CFC recebeu Patrícia Siqueira, membro do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), que apresentou em detalhes o trabalho realizado pelo IPSASB. Ela explicou o funcionamento das demandas relacionadas à sustentabilidade e aos relatórios financeiros.
Outro marco importante foi a aprovação da adoção das Normas Brasileiras de Preparação e Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade, alinhadas aos padrões internacionais. Essa medida visa harmonizar as práticas nacionais com as internacionais, seguindo as diretrizes de divulgação de sustentabilidade emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) e garantindo a conexão com os padrões globais de contabilidade (IFRS).
Durante a reunião, também foram discutidos tópicos como a NBC TA 600 (R2), a Revisão NBC 20, a Revisão NBC 21 e outras minutas relacionadas à Resolução do CFC nº 1.603/2020, todos aprovados por unanimidade. Além disso, os participantes ratificaram o Plano de Integridade do CFC, edição 2023.
Por fim, os vice-presidentes compartilharam relatórios detalhados de suas respectivas áreas e prestaram contas, fornecendo dados específicos sobre as ações promovidas e os trabalhos realizados.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.