CFC publica pesquisa de satisfação

Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC

Com o intuito de melhorar os serviços prestados à sociedade e aos profissionais, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publica o resultado da pesquisa de satisfação, referente a 2018.

A pesquisa aponta o grau de satisfação dos profissionais da contabilidade em relação às ações desenvolvidas pelo Conselho Federal. Os resultados auxiliarão na definição de ações para a busca da melhoria da imagem dos profissionais e do Sistema CFC/CRCs, do trabalho realizado pelos Conselhos de Contabilidade e dos serviços prestados aos profissionais da área.  

Os questionários, aplicados exclusivamente por meio eletrônico, são confidenciais e a participação ocorreu de forma voluntária e anônima. As respostas dos questionários foram agrupadas em cinco conceitos:  ótimo, bom, regular, ruim e desconheço.

A satisfação do profissional da contabilidade com o CFC

Foram mais de 14 mil profissionais que responderam à pesquisa, enviada para os mais de 500 mil profissionais.  A diretora do CFC reforça que “com esses resultados, será possível melhorar os serviços que são atualmente prestados e, consequentemente, elevar o nível de satisfação dos profissionais”.

Os itens mais bem avaliados foram: “Imagem institucional, com 71,64%”; “serviços prestados em meio digital, 73,73%”; e “Cumprimento dos compromissos e prazos definidos para a prestação dos serviços, 73,95”.

Cabe ressaltar que o CFC vem, ao longo do exercício, intensificando a divulgação dos programas, projetos e ações desenvolvidas por meio dos seus canais de comunicação. Outro ponto que merece destaque refere-se aos mais de 241 mil profissionais que foram capacitados no programa de educação continuada, o que demonstrando a preocupação do Sistema CFC/CRCs com o aperfeiçoamento profissional.

Como a sociedade avalia a profissão contábil?

Em 2018, 915 pessoas responderam à pesquisa. O resultado demonstra o reconhecimento da sociedade em relação à importância e à qualidade do serviço prestado, bem como o nível de conhecimento do profissional da contabilidade.

O item “A importância do serviço prestado pelo profissional da contabilidade” foi um dos mais bem avaliados, com 91,02%, seguido pelo “nível de conhecimento das atribuições do profissional da contabilidade”, com 80,09% de avaliação positiva. A diretoria executiva do CFC, Elys Tevania, acredita que “os índices demonstram que a sociedade confia nos trabalhos que são exercidos pelos  profissionais da contabilidade”.

A partir do próximo mês, o questionário referente a 2019 começa a ser aplicado. Participe. Sua avaliação é muito importante para o Sistema CFC/CRCs. Mais informações sobre os projetos e programas do CFC, clique aqui

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