CFC prestigia posse do CRCRJ

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

A nova diretoria (2022-2023) e os novos conselheiros (2022-2025) do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) estão empossados. No dia 11 de fevereiro, oitocentas pessoas estiveram presentes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para a Solenidade de Posse das gestões que se iniciam. O evento foi o primeiro aberto à classe contábil brasileira e reuniu profissionais de diferentes partes do país e autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Na ocasião, o presidente reeleito, contador Samir Nehme, falou sobre a proposta do CRCRJ para a classe contábil fluminense. “O que estamos propondo é uma mudança de mentalidade, uma mudança no agir. É ter coragem para sair da zona do conforto em busca de algo grandioso, não para um, para 54 mil”, afirmou.

Nehme também falou sobre a contribuição daqueles que estiveram à frente do CRCRJ em gestões anteriores e ressaltou a importância do trabalho em conjunto em favor do desenvolvimento da contabilidade. “Esse legado é principalmente sobre uma construção coletiva. Que o CRCRJ seja representativo para os profissionais da contabilidade do Rio de Janeiro. Que coloque em prática a ideia de que é feito por todos e para todos”, pontuou.

O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representou o presidente da autarquia, Aécio Dantas, no evento. Durante o seu discurso, o contador relembrou o lema do CRCRJ “Coragem para Inovar” e destacou que os feitos da gestão 2020-2021, liderada por Nehme, deram suporte fundamental aos profissionais da contabilidade do Estado do Rio de Janeiro durante o biênio marcado pela pandemia. “Sem dúvida, a inovação é elemento essencial para a contabilidade alcançar patamares cada vez mais elevados. Contudo, Samir, após observar os trabalhos realizados no último biênio, afirmo que, tranquilamente, o CRCRJ poderia ter carregado o lema ‘Coragem para fazer a diferença’. Digo isso, porque, a despeito de todas as dificuldades e as dores geradas pela pandemia da covid-19, este Conselho soube conduzir e apoiar, com eficiência, agilidade e clareza nas ações, os mais de 50 mil profissionais de contabilidade fluminenses. E vale destacar que o resultado desse esforço e dessa entrega comprometida beneficiou não apenas a nossa classe, mas toda a sociedade, que sente o amparo e os reflexos das atividades essenciais dos profissionais da contabilidade”, ressaltou.

A cerimônia também contou com a presença da vice-presidente de Controle Interno do CFC, Vitória Maria da Silva, que foi presidente do CRCRJ por dois mandatos (2014-2015 e 2016-2017) e representou, no evento, os ex-presidentes do Conselho fluminense. A contadora falou sobre a satisfação de ver que a chapa de Nehme conta com grande participação feminina. “Samir tem a coragem de inovar. Obrigada, Samir, e obrigada por você ter trazido, na composição de sua chapa, 50% de mulheres; que são competentes e comprometidas com o Sistema Contábil Brasileiro”, disse.

O anfitrião da noite de posse foi o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Sescon/RJ), Renato Mansur. Ainda estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Fazenda, Nelson Rocha, representando o governador Cláudio Castro; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah; o representante da bancada do Rio de Janeiro no Congresso Nacional, deputado federal Hugo Leal; o representante da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Corrêa; o superintendente da Receita Federal do Brasil (RFB), Flávio Passos Coelho; e o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac RJ), Sérgio Ribeiro.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.