CFC prestigia a cerimônia de posse do novo presidente da Atricon

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, esteve presente na posse do novo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A cerimônia foi realizada no dia 20 de fevereiro, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), e reuniu autoridades das três esferas de governo, dos âmbitos federal e estadual.

Durante a solenidade, o conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) empossou o novo presidente Edilson de Sousa Silva (TCE-RO) para o biênio (2024-2025). A nova diretoria da Associação também tomou posse na mesma ocasião.

Miola esteve à frente da Atricon no biênio 2022-2023. Nesse período, a Associação e o CFC desenvolveram importantes iniciativas conjuntas. Entre elas, esteve o trabalho conjunto voltado para incentivar as doações de parte do Imposto de Renda da Pessoa Física aos Fundos da Criança e do Adolescente e aos Fundos do Idoso. A ação é essencial para proteção e defesa dos direitos daqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

A expansão da governança nos estados e nos municípios e o fortalecimento do Controle Interno no âmbito dos governos também estiveram entre as discussões e as atividades integradas desenvolvidas pelas entidades. Essas propostas foram materializadas por meio dos Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, iniciativa que também contou com a parceria da Rede Governança Brasil (RGB).

Nesse período, o CFC e a Atricon também debateram sobre a importância de realizar a difusão, acompanhada da capacitação, sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público e das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.