CFC participou do Sincasp e do IV Fórum de Prefeitos e Gestores Públicos do Estado da Paraíba

Com informações CRCPB

No dia 11 de abril, foi realizado, em João Pessoa (PB), o Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp), promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB). O evento aconteceu no auditório Celso Furtado, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), e reuniu cerca de 200 participantes, entre estudantes e profissionais.

O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, que representou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, reforçou, no seu discurso, que o processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público ao padrão internacional, emitidas pela Federação Internacional de Contadores (Ifac), é um dos projetos prioritários do CFC. Segundo ele, o “trabalho vem sendo feito gradualmente, com a participação de todos os entes que serão impactados por esse processo, o que garantirá o fortalecimento e a transparência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil”.

O primeiro dia do evento, quarta-feira (11), foi marcado pela realização do IV Fórum de Prefeitos. Foram registradas as participações de prefeitos, vereadores e assessores de 46 municípios do Estado da Paraíba.

Encerrando a programação do Fórum, foi realizada uma mesa redonda, que tratou do tema da contratação de contadores por concurso público ou inexigibilidade de licitação. Participaram do debate o promotor do Ministério Público do Estado da Paraíba, Leonardo Quintans Coutinho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba, Paulo Maia; o presidente do TCE-PB, André Carlo Torres Pontes; o presidente da Famup, Tota Guedes; o vice- presidente de Fiscalização do CRCPB, Paulo Gildo Oliveira Lima Júnior; e a coordenadora da Comissão de Contabilidade Pública do CRCPB, Clair Leitão.

Na noite da quarta-feira, ao final da programação do IV Fórum de Prefeitos, foi iniciada a programação do Sincasp. O secretário executivo da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, Caio Mulatinho, proferiu a palestra magna abordando o tema “A lei anticorrupção e os programas de Compliance”.

Compuseram a mesa solene de abertura do evento a presidente do CRCPB, Vilma Pereira; o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior, representando o presidente do CFC, Zulmir Breda; o coordenador nacional do Sincasp, Jorge Lopes; o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado da Paraíba, Gilmar Martins, representando o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; a defensora-geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, Maria Madalena Abrantes Silva; o presidente do TCE-PB, André Carlo Torres; o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Paraíba (Sescon-PB), Joelmarx Sobrinho; e a presidente da Associação das Profissionais e Estudantes de Contabilidade (Aspecont), Maria Alves.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.