CFC participa do 4º Congresso UnB de Contabilidade e Governança

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) marcou presença, nesta quarta-feira (28), na abertura do 4º Congresso UnB de Contabilidade e Governança. A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Maria Batista, participou do evento representando o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Com o tema “Desafios e Perspectivas do Combate à Fraude e à Corrupção”, o encontro, que segue até o dia 30 de novembro, tem por objetivo possibilitar a análise crítica junto à comunidade acadêmica - pesquisadores, professores, estudantes - e sociedade, sobre a participação da Contabilidade na busca por um País mais transparente e ético.

Em seu discurso, Sandra Batista, ressaltou a importância do papel da universidade para o desenvolvimento das Ciências Contábeis e do profissional da Contabilidade no combate à corrupção. “Precisamos lembrar que a nossa principal meta é trabalhar com ética, integridade e confiança. Assim, conseguiremos cumprir a missão de atores sociais que lutam pelo desenvolvimento sustentável do nosso país”.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Adriano Marrocos, chamou a atenção para a importância do debate sobre governança e informou que o CRCDF tem atuado com o Governo de transição do DF para a implementação de ações sobre o assunto. “Estamos confiantes sobre a criação da Secretaria de Governança do DF para que esta seja cumprida em nossa cidade. E a classe contábil foi convidada para participar de vários grupos de trabalho. Este é um reconhecimento do papel que o profissional da contabilidade exerce e como podemos contribuir para que governo tome decisões mais racionais, ágeis, ao menor custo, e portanto, com maior efetividade”, comentou.

A palestra magna ficou a cargo do então ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, que falou sobre os avanços e as perspectivas do Compliance Anticorrupção no Brasil. Para conferir a programação, acesse aqui

Também participaram da mesa de abertura o diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da UnB, professor Eduardo Tadeu Vieira; o diretor-geral do 4º Congresso, professor Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto; o chefe de gabinete da Reitora da UnB, Paulo Cesar Marques da Silva; o professor adjunto do Departamento de Contabilidade da UnB, Paulo Cesar de Mello Mendes;  o professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB, César Augusto Tibúrcio Silva; e o presidente da Academia de Ciências Contábeis do DF, José Antonio de França.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.