CFC participa de reuniões da AIC

Por Comunicação CFC

Na manhã da última quarta-feira (16) ocorreram as reuniões do Comitê Executivo e da Junta de Governo da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) em Mérida, no México. Os encontros contaram com representantes brasileiros, como a vice-presidente da AIC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o Vice-Presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim de Alencar Bezerra filho, que também é diretor nacional da AIC no Brasil.

Maria Clara, que já está eleita como a próxima Presidência da AIC, também é coordenadora da comissão instituída para reestruturar a organização da entidade e, além de mostrar o avanço dos trabalhos do grupo, destacou a importância do Brasil nesse contexto. “O Brasil tem participado ativamente no processo de convergência e harmonização das normas internacionais de contabilidade aplicadas no mundo. O protagonismo que temos desenvolvido na América Latina, além de reiterar essa contribuição no cenário mundial, tem proporcionado o aprimoramento da competitividade e da transparência no Brasil, proporcionando segurança aos investidores e à sociedade”, disse a brasileira.

Houve também a reunião da Junta de Governo da AIC, que contou com a participação do contador Joaquim Bezerra Filho. A reunião tratou de assuntos como a homologação da nova sede da AIC, que será no Panamá, a atualização sobre as tratativas e organizações da XXXIII Conferência Interamericana de Contabilidade, além da integração e discussão da contabilidade nos países da America Latina. Maria Clara apresentou Joaquim Bezerra à AIC e destacou todo o trabalho que o diretor nacional da Associação desempenhou ao incentivar a participação de jovens profissionais na contabilidade com o projeto Jovens Lideranças no Brasil.

Joaquim Bezerra agradeceu a todos e exaltou o trabalho que o Brasil está fazendo no papel da contabilidade no país e no mundo. Depois, convidou todos os presentes a participarem do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em 2020, e apresentou a sede da Conferência Interamericana de Contabilidade que acontecerá no Brasil em 2021, na cidade de Bento Gonçalves-RS. “O Brasil está de braços abertos para receber todos os amigos e colegas contadores da AIC. Estamos prontos para poder contribuir para o desenvolvimento da nossa profissão na América e no mundo, contem com o Brasil’’, encerrou o vice-presidente do CFC.

(Da esquerda para a direita: Cornélio Porras (presidente da AIC), Maria Clara Bugarim (primeira vice-presidente da AIC) e Joaquim Bezerra (Diretor Nacional da AIC)

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.