CFC participa de reunião com equipe do Pacto Global

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou de uma reunião com os gestores do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro aconteceu na modalidade virtual, na manhã desta terça-feira (9). A autarquia faz parte da iniciativa desde o primeiro semestre deste ano.

Durante a reunião, foram apresentados aos participantes os principais projetos para 2022. Entre essas iniciativas, estão o Movimento Elas Lideram 2030; o Movimento Raça é Prioridade; o Movimento Salário Digno; a Trilha de Direitos Humanos e Empresas; o Empoderando Refugiados; o Fórum Empresas com Refugiados; e os Women’s Empowerment Principles. No encontro, foi esclarecido que o objetivo dos movimentos que envolvem o Pacto Global é “gerar impacto a partir de compromissos públicos de um grupo de empresas através de ação coletiva e individual, para o alcance dos ODS”. Os chamados “ODS” são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São 17 metas que visam solucionar questões que envolvem o Brasil e o mundo, como fome, pobreza, igualdade de gênero, redução de desigualdades, consumo e produção responsáveis, entre outros.

Na pauta relacionada aos Direitos Humanos, foi apresentada a plataforma voltada para o assunto, que busca conscientizar e engajar as empresas e as altas lideranças, com a finalidade de fortalecimento e de promoção desses direitos. No encontro foram esclarecidas, inclusive, as responsabilidades e os deveres do Estado e das empresas relacionadas ao tema.

O CFC também participou, na manhã desta quarta-feira (10), da reunião da plataforma anticorrupção, também do Pacto Global. No encontro, foi explicado que o objetivo dessa inciativa é “conscientizar e engajar as empresas, especialmente a alta liderança, fomentando ações e práticas de combate a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina”.

Outro ponto abordado foram os principais projetos para 2022. Entre as atividades, estão o Movimento Transparência 100%; a Ação Coletiva do Setor da Agroindústria; a Ação Coletiva do Setor de Energia e Renováveis; e Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção.

Participação do CFC no Pacto Global

Em 2022, o CFC tornou-se membro do Pacto Global. A sua participação foi confirmada por meio de carta assinada pela diretora-executiva do Pacto Global das Nações Unidas, Sanda Ojiambo. Com a sua adesão, a autarquia compromete-se a apoiar os princípios do Pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, assim como o cumprimento da agenda global de sustentabilidade. No entanto, antes mesmo de fazer parte da iniciativa, o Conselho já adotava práticas alinhadas ao Pacto.

Segundo a carta da ONU enviada ao CFC, o Pacto Global é “a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo, com milhares de participantes empresariais e outras partes interessadas da sociedade civil, trabalhista e governamental localizadas em 160 países”.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.