CFC participa de jornada sobre investigação criminal

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A I Jornada Internacional de Tecnologia em Investigação Criminal, realizada nos dias 8 e 9 de junho, em Gramado (RS), contou com a participação do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega. “A presença do CFC no evento se deu em função da nossa responsabilidade em relação ao trabalho que realizamos em parceria com o Conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf)”.

O CFC e o Coaf mantêm, desde 2013, Acordo de Cooperação Técnica para o cumprimento da Lei nº 12.683/2012, que introduziu a obrigação, aos profissionais e organizações contábeis, de comunicar ao Coaf sempre que houver operações suspeitas de lavagem de dinheiro.

Entre os temas discutidos no evento, constaram: A Importância das Comissões Parlamentares de Inquérito, O Papel do Ministério Público na Investigação Criminal, O Combate à Corrupção e às Organizações Criminosas, A Importância da Iniciativa Privada no Desenvolvimento de Soluções para a Polícia e Tecnologias de Combate ao Extremismo e Terrorismo. O senador Pedro Simon foi um dos oradores do evento.

“Foi uma oportunidade para estreitar relações com importantes órgãos de investigação do País, demonstrando a responsabilidade e o papel do profissional da contabilidade no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”, afirma o vice-presidente do CFC.

reduzida

Da esq. para a dir.: Luiz Fernando Nóbrega, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC; Fernando Pinho Barreira, diretor da Jornada; Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador da República; Luciano Flores de Lima, delegado de Polícia Federal; e o Márcio Adriano Anselmo, delegado de Polícia Federal. Os três últimos são membros da operação Lava Jato.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.