CFC participa da XII Convenção de Contabilidade da Bahia

Por Maristela Girotto – Comunicação CFC
Leandro Nunes Santos – Comunicação CRCBA
O vice-presidente de Fiscalização do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, durante discurso na Convenção

O vice-presidente de Fiscalização do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, durante discurso na Convenção

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, Luiz Fernando Nóbrega, representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, na de abertura da XII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia, realizada em Vitória da Conquista, no período de 26 a 28 de agosto.

O nosso papel, enquanto entidades contábeis, é oferecer aos nossos profissionais ferramentas importantes para que possam investir nas inter-relações profissionais, na troca de experiências e no enriquecimento profícuo do currículo profissional”, afirmou o vice-presidente, ao iniciar o seu discurso e saudar o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) pela organização do evento.

Nóbrega destacou que hoje mais de 500 mil profissionais integram uma classe forte, que busca a proteção da sociedade, que tem trabalhado para garantir a devida transparência dos registros financeiros e econômicos das organizações e que segue na luta por maior credibilidade da profissão.

Durante o seu discurso, o vice-presidente também falou aos 700 participantes da cerimônia que os profissionais da Contabilidade têm “uma prerrogativa competitiva nas mãos para trabalharmos lado a lado com o gestor, funcionando como um fiel parceiro, indicando-lhe qual o caminho mais correto a seguir nos rumos de sua administração. Nossas precisas e reais informações, certamente, são fundamentais para a sobrevivência dessas organizações”.

O representante do CFC falou ainda, entre outros tópicos, que “uma das ações do CFC tem sido em torno de buscar a conscientização das diversas entidades sobre a importância do profissional da contabilidade como aliado do gestor e como um agente de proteção à sociedade”.

A Convenção

A abertura da Convenção ocorreu na noite do dia 26/8, o auditório do Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista – BA, e recebeu mais de 700 profissionais e estudantes de Ciências Contábeis.

O presidente do CRCBA, contador Wellington do Carmo Cruz, destacou, em sua palavra, a importância de se realizar uma Convenção na cidade de Vitória da Conquista, pela primeira vez, e pontuou a importância técnica e científica do evento. “Sinto-me muito honrado em realizar uma Convenção na cidade de Vitória da Conquista, cidade que já em seu nome se mostra vitoriosa”.

Durante a solenidade de abertura da XII Convenção de Contabilidade, aconteceu a nomeação do professor Walter Crispim, ex-presidente do CRCBA, como membro da Academia Baiana de Ciências Contábeis (Abacicon).

O professor Clóvis Luís Padoveze, doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP e mestre em Contabilidade pela PUC-SP, fez a palestra magna com o tema central do evento “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”.

Na tarde do dia 26/8, houve o Encontro Estadual de Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis, que deu início à programação técnica da Convenção, abordando o tema “Do Ensino Analógico ao Digital”. O painel “Do Ensino Analógico ao Ensino Digital – Mudanças no Ensinar e Aprender” foi ministrado pelo vice-presidente Técnico do CRCBA, professor Dr. Antônio Carlos Ribeiro da Silva, e pelo professor Dr. Fernando de Almeida Santos.

Durante a XII Convenção, houve também o Fórum de Jovens Lideranças Contábeis. O tema abordado no Fórum foi o Marketing Pessoal e Profissional, pelos palestrantes Joaquim de Alencar Bezerra Filho, coordenador nacional da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do CFC, e o professor Antônio Carlos Ribeiro da Silva.

Em sua 14ª edição, pela primeira vez o Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia aconteceu numa cidade do interior – Vitória da Conquista, e foi realizado na noite do dia 27/8. Com o painel “Stress no ambiente de trabalho e seus reflexos”, o Fórum contou com a participação da vice-prefeita de Salvador e conselheira do CRCBA Célia Oliveira de Jesus Sacramento; da conselheira do CFC e coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Maria Constança Carneiro Galvão; do vice-presidente de Fiscalização do CFC, Luiz Fernando Nóbrega; da presidente da Academia Norte Rio-Grandense d Ciências Contábeis, Jucileide Ferreira Leitão; da médica Fabíola Cristina Fraga e mediação do jornalista Daniel Silva.

A coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, contadora Maria Constança Carneiro Galvão, lembrou o nascimento do projeto, quando, no ano de 1991, participou do Encontro Nacional da Mulher Contabilista. Em 2002, quando o CRCBA era presidido pelo contador Hélio Barreto Jorge, foi realizada a primeira edição do Fórum da Mulher Contabilista e até hoje é realizado anualmente. Maria Constança convidou ao palco, durante a abertura do Fórum, o presidente Wellington Cruz (CRCBA), para receber uma placa de homenagem pelos últimos quatro anos à frente da gestão do CRCBA, quando deu total apoio à continuidade ao projeto da Mulher Contabilista na Bahia.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.