CFC participa da solenidade de posse da nova diretoria do CRCRS

Por Rafaella Feliciano

Comunicação CFC

Emoção foi a palavra que definiu a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), realizada no dia 22 de março, em Porto Alegre (RS). O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, acompanhado dos vice-presidentes Joaquim de Alencar Bezerra Filho (Desenvolvimento Operacional) e Ana Tércia Lopes Rodrigues (Técnica), prestigiou a nova gestão do CRCRS que será presidida pelo contador Márcio Schuch Silveira, de 2022 a 2023.

“É com esse espírito de coragem e de constância que quero cumprimentar os novos conselheiros e integrantes do Conselho Diretor do CRCRS e dizer que nada pode ser maior que a pujança de uma classe unida, forte e confiante de sua essencialidade. Unam-se em torno do ideal de ver a contabilidade gaúcha cada vez mais respeitada e representativa. Contem com o irrestrito apoio do Conselho Federal de Contabilidade”, disse o presidente Aécio, deixando um recado de otimismo para os novos integrantes da diretoria do CRCRS. 

O novo presidente do CRCRS agradeceu a presença do presidente do CFC, bem como de todos os representantes do Sistema CFC/CRCs e apresentou o novo slogan da gestão. “‘Conectados na evolução’ foi o lema que escolhemos para seguirmos nesses próximos dois anos. A escolha desse lema foi um trabalho em conjunto com o conselho diretor. Praticamos o exercício de imaginar e buscar ações que conceituassem o que é estar conectados na evolução. E entendemos que é caminhar lado a lado com as transformações sociais e digitais. E isso só será possível, entre outras ações, com educação profissional continuada de qualidade e muita capacitação”, afirmou.

A vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia, que presidiu o CRCRS de 2018 a 2021, entregou o cargo ao sucessor Márcio Schuch e também foi homenageada pelo presidente Aécio. “Falar de Ana é falar de energia, vivacidade, alegria, liderança e, principalmente, brilho nos olhos em tudo que faz. Tenho certeza de que toda a sua dedicação e esforço foram primordiais para a história deste Conselho Regional, sendo a inauguração da nova sede do CRCRS um marco de sua gestão, dentre tantas outras conquistas. Parabéns pelo seu legado e força feminina. É um prazer tê-la próxima a mim no Conselho Federal de Contabilidade”, enfatizou.

Ana Tércia agradeceu as palavras e disse que se sente honrada e com sentimento de dever cumprido em ter sido a primeira mulher a ocupar a presidência do CRCRS. Em seu discurso de transição de cargo, ela ainda lembrou ter sido professora do contador Márcio na graduação e de seu pai na pós-graduação e que vê-lo assumir o cargo máximo de liderança na contabilidade gaúcha é sinônimo de orgulho pessoal e profissional. “Penso que a minha gestão se completa na sua, presidente Márcio, pois não acredito em bons líderes que não saibam formar bons sucessores. Portanto, o sucesso da minha liderança também depende do sucesso da sua gestão, o seu desempenho, bem como de toda a sua equipe, pois sabemos que ninguém faz nada sozinho e eu sou muito grata por ter tido uma equipe tão maravilhosa”, ressaltou.

Durante a solenidade, a vice-presidente Técnica do CFC também recebeu uma homenagem do Conselho Federal de Contabilidade, em lembrança à memória de sua mãe, falecida recentemente. Na ocasião, foi entregue, pelas mãos do presidente do CFC, do ex-presidente, Zulmir Breda, e do vice-presidente Joaquim Bezerra, uma pintura à mão, do artista piauiense Fábio André, retratando um momento especial entre mãe e filha. “Ter o beijo na minha mãezinha eternizado na obra do artista piauiense Fábio André, por presente dos meus colegas do CFC, foi inesperado, emocionante, delicado e me levou às lágrimas, bem como toda a platéia. Um momento único que vou levar por toda a minha vida”, disse emocionada.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, também destacou a gratidão pelo trabalho promovido pelo ex-presidente Zulmir Breda, que presidiu o CFC de 2018 a 2021 e o CRCRS de 2010 a 2013. “Zulmir é daqueles que podemos afirmar, sem medo de errar, que é uma unanimidade. A sua competência profissional e conhecimento do Sistema, aliados ao seu espírito democrático e educação refinada, fazem de você, meu amigo, um exemplo de líder classista que orgulha a contabilidade gaúcha e brasileira. Nessa árdua missão que tenho de lhe suceder, buscarei, a cada dia, espelhar-me em seus exemplos e praticar seus ensinamentos”, concluiu.

Também estiveram na mesa de solenidade de posse: a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback; a superintendente adjunta da Receita Federal do Brasil (RFB) – 10ª Região Fiscal, Maria Angélica Flores Horth; o contador e auditor-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Rogério da Silva Meira; o diretor de Assuntos Legislativos da Fenacon, contador Diogo Ferri Chamun; e o secretário da Fazenda do município de Porto Alegre, Rodrigo Sartori Fantinel.

Também prestigiaram o evento os conselheiros do CFC, Adriano de Andrade Marrocos (DF), Aguinaldo Mocelin (PR), Aloísio Rodrigues da Silva (MT), Haroldo Santos Filho (ES), Monica Foerster (RS) e Palmira Leão de Souza (RR), e os presidentes dos CRCs, Alberto Milhomem Barbosa (DF), Laudelino Jochem (PR) e Marisa Luciana Schvabe de Morais (SC), entre outros integrantes do Sistema CFC/CRCs.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.