CFC marcará presença no Congresso da Anpcont

Evento acontece entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2023, em São Paulo

Por Ingrid Castilho
Comunicação do CFC

Nesta quarta-feira (15), o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, recebeu na sede da instituição, em Brasília, o diretor-presidente da Associação de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), Edilson Paulo.

Na ocasião, Paulo convidou Dantas para participar do XVII Congresso Anpcont, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro deste ano, em São Paulo. A ideia é que o presidente do CFC seja um dos palestrantes do painel “O Futuro da Educação Contábil”.

Foto: Reunião do CFC com representantes da Anpcont | Ingrid Castilho

“Nossa proposta é discutir como será o ensino contábil, tanto na graduação, como nos programas de mestrado e doutorado. A academia tem muitas soluções que ajudam a sociedade e as empresas a otimizarem seus processos. Não é só uma visão empírica, como também científica”, explicou Paulo. O diretor-presidente também agradeceu e reforçou a parceria com o Conselho para tratar de temas referentes à educação dos profissionais da contabilidade.

Em 2022, o CFC entregou ao Ministério da Educação uma minuta que propõe a alteração da resolução que trata das diretrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis no país. O documento foi construído pela Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, da qual a Anpcont também faz parte.

Dantas confirmou a participação no Congresso e reforçou a importância de os Conselhos de Classe participarem de discussões referentes ao desenvolvimento educacional. Ele também reiterou que a educação é um dos principais pilares da atual gestão.

“Acredito que os órgãos que cuidam do exercício profissional não podem ficar dissociados da formação. Isso contribui para que tenhamos profissionais mais bem informados, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista ético. Além disso, nós conhecemos as demandas do mercado, e uma boa formação impacta diretamente o nosso trabalho de fiscalização”, afirmou Dantas.

Também estavam presentes na reunião o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizette; a vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia; a diretora administrativa-financeira da Anpcont, Simone Sanches; e o diretor de Relações Institucionais da Anpcont, Marcelo Botelho da Costa Moraes.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.