CFC lança Relato Integrado 2024 com avanços em sustentabilidade e interatividade

Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou a sétima edição do seu Relato Integrado (RI), referente ao ano de 2024, com um formato totalmente interativo, reforçando seu compromisso com a transparência, a sustentabilidade e a boa governança. Com um menu dinâmico e elementos interativos, o documento oferece uma navegação mais fluida e acessível para os diversos públicos da entidade.

Dividido em quatro grandes seções — Visão Geral Organizacional e Ambiente Externo; Riscos, Oportunidades e Perspectivas; Governança, Estratégia e Desempenho; e Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis — o relatório reflete a evolução do CFC em direção a uma gestão mais integrada, conectada aos princípios ESG (ambiental, social e de governança).

Entre os marcos de 2024, destaca-se a publicação das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) de divulgação de sustentabilidade, um passo histórico rumo à consolidação dos valores sustentáveis no ambiente contábil. A partir da criação das normas NBC TDS 01 e 02, o CFC assume a missão de disseminar e capacitar a classe contábil, enquanto se prepara para aplicar esses parâmetros internamente, sobretudo com a futura implementação no setor público.

Segundo o presidente do CFC, contador Aécio Prado Dantas Júnior, o Relato Integrado se tornou uma importante ferramenta de comunicação estratégica, controle social e fortalecimento da governança. “A adoção do RI trouxe inúmeros benefícios tanto interna quanto externamente. Ele promove a integração entre as áreas, fortalece a governança e amplia a transparência. Além disso, apresenta os resultados do CFC de forma acessível, permitindo que a sociedade participe mais ativamente da gestão pública.”, disse Aécio.

Dentre as iniciativas destacadas no documento estão a criação da Escola de Governança e Gestão do Sistema CFC/CRCs, a conquista do 1º lugar no ranking de transparência de dados abertos do TCU, a realização do I Fórum do Comitê de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e a participação ativa do CFC na Task Force of Integrity & Compliance do B20.

O ano de 2024 também foi marcado pela presença ativa do CFC em temas estratégicos para o país, como as discussões da Reforma Tributária no Congresso Nacional, a publicação de normas de contabilidade eleitoral e partidária, além da consolidação das novas Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis.

“Estivemos focados em ações que contemplam o presente, mas não deixamos de olhar para o futuro. Ao cuidarmos do presente com responsabilidade e excelência, edificaremos um futuro ainda mais propício ao desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente.

O Relato Integrado 2024 é resultado do esforço conjunto das coordenadorias do CFC e se propõe não apenas como uma prestação de contas aos órgãos de controle, mas como um convite ao diálogo com a sociedade, reforçando o papel da contabilidade como agente de transformação e compromisso social.

Para ler o Relatório completo clique aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.