Por Daniel Bruce
Estagiário sob supervisão da Comunicação do CFC
A sustentabilidade é, entre outras definições, a capacidade de o ser humano interagir com o mundo e preservar o meio ambiente, sem comprometer os recursos naturais do planeta e, assim, garantir a qualidade de vida das futuras gerações.
Pensando nisso, o Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, em reunião realizada no dia 7 de fevereiro, a Resolução CFC n.º 1.559, que institui o Plano de Logística Sustentável do Conselho Federal de Contabilidade (PLS-CFC), publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 13/2/2019, seção 1, página 80.
O PLS-CFC estabelece as diretrizes e um conjunto de projetos para a inserção de atributos de sustentabilidade na gestão da logística do CFC, conforme disposto na Instrução Normativa n.º 10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Para cumprir os objetivos previstos no PLS-CFC, foi criado um cronograma de ações, que inclui a elaboração de termos de referência para a compra de papel com a exigência de certificação florestal e, no caso de papel branco, de processo de branqueamento que não utilize cloro elementar.
Também serão realizadas campanhas de sensibilização para conscientizar os empregados e colaboradores a reduzirem o consumo de copos descartáveis, substituindo-os pelo o uso de canecas ou garrafas do tipo squeeze. A vida em mundo melhor é construída diariamente, e a ação em prol da sustentabilidade e do equilíbrio do meio ambiente é dever de todos. Por isso, o CFC apoia ações que garantam o uso consciente da água, da energia elétrica, e de materiais de uso cotidiano, que, quando não utilizados e descartados de maneira correta, poluem o planeta.
Para conhecer a íntegra da Resolução CFC n.º 1.559/2019, clique aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.