CFC homenageia personalidades por relevantes contribuições à classe contábil

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, conduziu, na manhã dessa quarta-feira (17), uma cerimônia de homenagem às personalidades que prestaram relevantes contribuições à classe contábil. “Essa é uma singela homenagem da classe contábil àqueles que mais diretamente colaboraram com a nossa atividade”, afirmou o presidente.

Para Zulmir, essas parcerias foram fundamentais às construções coletivas das várias ações desenvolvidas pelo CFC para os profissionais da contabilidade, da economia do país, do desenvolvimento das empresas e do setor público e do desenvolvimento da economia de uma maneira geral. Como reconhecimento a toda cooperação e colaboração prestadas à entidade, o presidente expressou sua gratidão aos homenageados. “O que queremos fazer hoje aqui é reconhecer essas parcerias. Reconhecer aqueles que de alguma maneira nos ajudam nessa nossa trajetória ao longo do tempo”, declarou. 

O primeiro a receber a homenagem, na forma de placa, foi o senador Elmano Férrer (PP/PI). Na ocasião o parlamentar, que é contador por formação, agradeceu a honraria e reiterou a importância das parcerias na construção de soluções. Em sua fala, o senador ressaltou ainda a importância do profissional contábil. “É a profissão de maior capilaridade neste país e não há nenhuma pessoa jurídica ligada às atividades econômicas que possa prescindir de um contador.”, destacou.

Na sequência, a homenagem foi entregue ao deputado federal, Maurício Dziedricki (PTB/RS), relator do PL nº 9.163/2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Na oportunidade, o parlamentar também agradeceu a honraria e lembrou que o CFC já adota a governança em sua gestão e que por meio dela é que construiremos uma nova economia para o país.

“O CFC se faz imperativo, não somente o CFC, mas todos os conselhos, para que possamos gestar políticas que tragam um avanço, a construção de um novo Brasil, cuidando e observando a legalidade, a juridicidade, constitucionalidade dos nossos atos enquanto Poder Público, mas sobretudo valorizando os profissionais que ajudam a fazer isso”, ressaltou.

O parlamentar, que é natural do Rio Grande do Sul, demostrou sua admiração pela gestão de Zulmir. “Trago um abraço do Sul do Brasil. Temos um orgulho muito grande de ter visto seus dois mandatos e ter a certeza de que haverá continuidade de gestão para que o CFC continue grande, imperativo, respeitando e promovendo os profissionais da contabilidade. Eu garanto que essa homenagem vai estar lá no Congresso Nacional para muito orgulhar a quem estiver no nosso gabinete. Tenho a responsabilidade de manter um gabinete e um mandato de portas abertas ao CFC.”, finalizou.

Em seguida, a homenagem foi concedida ao deputado federal, Laércio Oliveira (PP/SE), que é técnico em contabilidade e é o autor do Projeto de Lei (PL) nº 4.157/2019, que propõe a anistia das infrações e a anulação dos débitos por atraso na entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP). O deputado agradeceu a honraria e o apoio recebido do CFC.

“Quero parabenizar você, Zulmir, na condição de presidente do CFC, e agradecer por toda ajuda que tem dado ao parlamento, não somente a mim, mas a todos os meus amigos aqui presentes. Nós encontramos no Conselho uma trincheira importantíssima”, afirmou.

Posteriormente, o deputado federal, Hildo Rocha (MDB/MA), que também é contador, foi vice-presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária na apreciação das PEC nº 45 e PEC nº 110 e sempre é o autor da proposição que homenageia a classe contábil no Dia do Profissional da Contabilidade recebeu a homenagem.  O deputado iniciou sua fala agradecendo o louvor. Em seguida falou sobre a parceria com o CFC. “Todas as vezes que o Conselho me aciona, estou sempre à disposição”, disse.

O parlamentar destacou ainda que seu gabinete está aberto à categoria contábil. “Conselhos e contadores, vocês podem contar comigo nas suas ações dentro da Câmara e do Congresso Nacional”, finalizou.

Outra personalidade homenageada foi o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.  Atualmente, um dos principais projetos do ministro é a implantação da governança em todas as esferas de poder e nos níveis federal, estadual e municipal. O ministro também é o idealizador da Rede Governança Brasil, associação composta por servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas e de todas as esferas de governo, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham voluntariamente em prol da Governança.

O ministro Nardes iniciou sua fala exaltando o elevando nível dos gestores do CFC. “O nível dos presidentes do CFC no Brasil sempre foi muito alto. Certamente vocês que representam a contabilidade possuem a profissão que tem os melhores talentos da nação”, afirmou.

Em seguida, o ministro relembrou da criação da Lei do Simples Nacional (Lei Complementar nº 123/2006) e da participação do CFC nessa iniciativa. “A Lei do Simples existe em virtude da ação de algumas instituições. A principal, sem sombra de dúvidas, é o Congresso Nacional, mas o Sebrae e o CFC foram muito importantes. Algumas instituições são responsáveis e eu cito essas três”, disse.

O ministro Nardes falou ainda da necessidade de o país retomar o desenvolvimento econômico. De acordo com Nardes, o Brasil não pode mais alçar “voos de galinha”. Para ele, o crescimento precisa ser sustentado e para isso é preciso que os Poderes realizem um pacto pela nação.

“Temos que fazer um pacto pela nação. Mas um pacto esquecendo a questão ideológica que assola a nação. Temos que colocar os interesses da nação acima dos interesses político-partidários. Temos 20 milhões em situação de miséria. Estamos vivendo uma guerra social, uma pandemia que fez o PIB cair 4.1 pontos”, afirmou. 

O ministro alertou também para o fato de essa crise econômica prejudicar as profissões, os empregos. “Eu fiz a provocação e devo escrever sobre isso nos próximos dias.  Um pacto pela nação com foco no equilíbrio social. Porque se nós não fizermos isso, as profissões serão enfraquecidas. Temos que retomar uma política de emprego na nação. Quem pode fazer isso? O Congresso Nacional”, ponderou.

O ministro concluiu sua explanação falando sobre a importância da governança. Da necessidade de planejar o país no médio e no longo prazo.

“Sem governança não trem direcionamento. Não adianta elegermos representantes a cada quatro anos sem dar direção ao país, sem termos planejamento estratégico, sem termos avaliação de risco. Precisamos pensar a nação no médio e no longo prazo. Qual é o planejamento estratégico para cada área? Por isso criei a Rede Governança Brasil, da qual o CFC faz parte.”, apontou.

Além das personalidades anteriormente elencadas, também foram agraciados com a homenagem do CFC a secretária especial Adjunta do Tesouro e orçamento do Ministério da Economia, Gildenora Batista Dantas Milhomem; o diretor de Políticas do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o corregedor-geral da União, Gilberto Waller; o coordenador-geral de Governo Digital Trabalhista, João Paulo Ferreira Machado; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas; o coordenador do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, administrador Mauro Kreuz; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), contador Valdir Renato Coscodai; o presidente do Conselho de Administração do IBRACON, contador Francisco Antônio Maldonado Sant’anna; o ex-presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (GLENIF) e do  Ibracon, contador Eduardo Augusto Rocha Pocetti.

 A cerimônia de homenagem foi realizada na sede do CFC e atendeu a todos os protocolos de segurança sanitária, de acordo com as normas preconizadas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.