CFC formaliza adesão à Rede Governança Brasil

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aderiu na manhã desta quinta-feira (9), à Rede Governança Brasil (RGB). A iniciativa foi formalizada durante a realização da última reunião Plenária da atual gestão.

Na ocasião, o presidente Zulmir explicou aos presentes que o ingresso na RGB partiu de um convite feito pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, para que o CFC integrasse a rede. De acordo com Zulmir, a ideia do ministro era a de aproveitar a capilaridade do Sistema, das delegacias e dos profissionais para disseminar as boas práticas de governança na administração pública.

“O propósito desse convite é de podermos, por meio da classe contábil e, especialmente, dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), fazer a difusão do trabalho que a Rede se propõe, que é basicamente disseminar as boas práticas da governança dentro da administração pública brasileira nas esferas federal, estadual e municipal”, afirmou.

O presidente da RGB, Petrus Elesbão Lima da Silva, também destacou a importância dessa adesão, uma vez que a junção das expertises renderá muitos ganhos à disseminação da governança. “Essa parceria vai proporcionar o desenvolvimento de cursos e atividades visando à disseminação das boas práticas de governança, além de levar para muita gente um estudo mais amplo e aprofundado sobre contabilidade e auditoria, que fazem parte do menu de atividades da RGB.”, explicou.

Zulmir agradeceu as palavras e reiterou a importância dessa iniciativa. “Não poderia encerrar minha gestão aqui sem que nós tivéssemos formalizado esse termo de cooperação técnica com a Rede”, afirmou.

O diretor Financeiro da RGB também celebrou a parceria e agradeceu o apoio e a confiança do presidente Zulmir e do CFC. Ele ainda falou como essa parceria fomentará as ações da Rede.

“Acreditamos que essa junção de esforços vai frutificar muito nos municípios. Temos um projeto de mentorias para as prefeituras e vamos ganhar muita força de trabalho com a chegada do CFC. Daremos amplitude a esse dia que é um marco para a RGB, que é o dia em que firmamos uma parceria com uma instituição tão forte como o CFC”, concluiu o diretor.

A RGB é uma associação composta de servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas e de todas as esferas de governo, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham voluntariamente em prol da governança.

Para conhecer mais a RGB, acesse o link https://www.rgb.org.br/.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.