CFC, Fenacon e Ibracon solicitam à RFB ajustes no sistema do IRRF e de contribuições previdenciárias

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas (Fenacon) e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) enviaram um ofício ao secretário Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), Julio Cesar Vieira Gomes, para solicitar ajustes no sistema do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) e de contribuições previdenciárias. O documento foi enviado nesta quarta-feira (8).

De acordo com o texto, as entidades vêm recebendo relatos da classe contábil informando a inclusão equivocada de débitos com exigibilidade suspensa. Tal fato tem acarretado, de forma errônea, a emissão de certidões positivas com efeitos de negativa.

Esse problema, segundo o ofício, tem afetado tanto pessoas jurídicas quanto empregadores domésticos. As entidades informam que tanto o IRRF devido por empregadores domésticos quanto as contribuições previdenciárias em geral não vencidas têm sido interpretados como débitos de exigibilidade suspensa, por um erro no sistema. Isso impede que esses contribuintes obtenham as suas Certidões Negativas de Débito.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.