CFC faz visitas a parlamentares para discutir PLs e reformas que afetam a classe

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
Fotos: Fábio Pinheiro Silva

O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, visitou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal na tarde desta quarta-feira (18), acompanhado do coordenador-adjunto da Câmara de Política Institucional, Haroldo Santos Filho; do conselheiro Manoel Carlos de Oliveira Júnior; e do presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Brunno Sitônio Fialho de Oliveira.

As audiências foram realizadas nos gabinetes do senador Veneziano Vital do Rêgo (PB), 1º vice-presidente do Senado; da senadora Eliane Nogueira (PI); e do deputado Marcelo Ramos Rodrigues (AM), 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Nas reuniões com os parlamentares foram tratados vários assuntos que afetam a profissão contábil, a exemplo do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 295/2016 e das reformas tributária e política.

Joaquim Bezerra falou aos senadores e ao deputado sobre a importância do PLS 295/2016 para a classe contábil, uma vez que o projeto de lei estabelece normas gerais sobre planejamento, orçamento, fundos, contabilidade, controle e avaliação na administração pública; altera a Lei Complementar nº 101/2000; e revoga a Lei nº 4.320/1964.

A senadora Eliane Nogueira com os representantes do CFC

A posição defendida pelo CFC em relação à reforma tributária também foi abordada pelo vice-presidente de Política Institucional. “A posição técnica do Conselho Federal de Contabilidade é muito importante, porque vocês têm capacidade de enxergar melhor os riscos envolvidos na matéria”, disse o senador Veneziano Vital do Rêgo, convidando o CFC para participar de uma audiência pública sobre a reforma.

Da esq. para a dir.: Brunno Sitônio, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, deputado Marcelo Ramos Rodrigues, Joaquim Bezerra e Haroldo Santos

Em relação à reforma política, Joaquim Bezerra disse que o CFC tem grande interesse em contribuir para a melhoria da prestação de contas e para a transparência do financiamento das campanhas eleitorais. Sobre esse tema, o 1º vice-presidente do Senado também solicitou a contribuição do CFC.

Os senadores Veneziano Vital do Rêgo e Eliane Nogueira e o deputado Marcelo Ramos foram presenteados com exemplares do livro 75 Anos de Criação dos Conselhos de Contabilidade – Uma História Brilhante.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.