CFC está certificado com selo de qualidade

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

A manutenção da qualidade dos processos internos impacta todos os públicos de interesse de uma organização. Pensando nisso e em busca da excelência, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é certificado, desde 2007, pela Norma ABNT NBR ISO 9.001. O selo internacional estabelece os requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A entidade vem mantendo os padrões exigidos pelo normativo e a resposta a esses esforços é a renovação da certificação. O documento chegou ao Conselho no dia 23 de novembro de 2021.

A partir do SGQ, são indicados um conjunto de procedimentos que a autarquia deve seguir. Com os processos mapeados e com a orientação sobre o padrão de como as tarefas devem ser executadas, ocorre um aperfeiçoamento no desempenho das atividades e, em consequência, dos serviços que o CFC entrega à classe e à sociedade. Esses critérios são determinados após serem esclarecidos os objetivos da organização e os caminhos que devem ser percorridos para que essas metas sejam alcançadas.

Esse trabalho de padronização de procedimentos e de linguagens promove o aumento da qualidade dos serviços, assim como a melhora na eficiência e na eficácia na entrega das atividades. Contudo, os benefícios alcançam a organização a longo prazo também, como explica o presidente do CFC, Zulmir Breda. “Quando mapeamos os nossos processos, a partir de um objetivo mais amplo, conseguimos visualizar os caminhos mais estratégicos para atingir as nossas metas. Nessa dinâmica, também entendemos onde as energias e os recursos devem ser empregados, garantindo clareza, foco e assertividade no nosso trabalho. Por meio desses padrões, também criamos planejamentos mais precisos e temos um panorama melhor do impacto de nossas ações na entrega de nossos resultados”, esclarece.

A certificação com a ISO 9.001 demonstra que o CFC adota procedimentos que otimizam as suas atividades e garantem um melhor desempenho na prestação dos seus serviços. Os critérios adotados para a concessão desse selo são reconhecidos internacionalmente.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.