CFC entrega Relatório de Gestão ao TCU

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O Relatório de Gestão do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), referente ao exercício 2016, foi entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) no último dia 30 de maio. O documento enviado segue a orientação de acordo com as disposições da Instrução Normativa TCU nº 63/2010, da Decisão Normativa TCU nº 154/2016, da Portaria TCU nº 59/2017 e das orientações de controle interno, com o objetivo de prestar contas à sociedade e, especialmente, à classe contábil, sobre a aplicação dos recursos que arrecada e administra, dando transparência aos resultados da gestão.

O Relatório está estruturado em nove partes: Visão Geral; Planejamento Organizacional e Resultados; Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos; Áreas Especiais da Gestão; Relacionamento com a Sociedade; Desempenho Financeiro e Informações Contábeis; Conformidade da Gestão e Demandas de Órgãos de Controle; Outras Informações Relevantes; e Anexos e Apêndices.

As novidades deste relatório são os itens “Planejamento Organizacional e Resultados” e “Governança, Gestão de Risco e Controle Interno”. Segundo o vice-presidente Administrativo do CFC, Sergio Faraco, esses itens “são importantes para que o TCU e a sociedade tenham a dimensão dos objetivos e das metas estabelecidas e dos resultados alcançados pelo Conselho”.

O item “Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno” tem por finalidade informar, de forma sucinta, sobre a sistemática de gestão de riscos, incluindo informações sobre controles internos instituídos para mitigá-los. “Ao aplicarmos esse dispositivo, possibilitamos a identificação, avaliação, administração e controle dos potenciais eventos ou situações, que possam prejudicar o alcance dos objetivos da entidade”, avalia Faraco.

Já o item  “Planejamento Organizacional e Resultados” demonstra os resultados e os principais indicadores utilizados pelo CFC para monitorar e avaliar o desempenho da gestão.

O relatório está na base de  dados do Tribunal de Contas, que tem até 45 dias para a análise técnica. O documento já está disponível no Portal da Transparência para consulta. Para acessa-lo, clique aqui.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.