CFC e Serpro discutem parceria para melhora do ambiente de negócios no Brasil

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, esteve em reunião com o diretor presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gileno Gurjão Barreto, nesta quarta-feira (27). Na ocasião, as entidades discutiram o desenvolvimento de ações voltadas para a melhora do ambiente de negócios do país. O encontro foi realizado na sede do Serpro, localizada em Brasília (DF).  

Imagem: Fábio Pinheiro

Na reunião, o presidente do CFC falou sobre o interesse da autarquia em manter uma relação estreita com o Serpro na busca de soluções para os processos realizados nos ambientes digitais tributários brasileiros. Barreto falou que o tema é de interesse do órgão. “Se é ambiente de negócios, a gente prioriza aqui no Serpro”, esclareceu.

Aécio Dantas ressaltou os resultados positivos do projeto do Sistema Validador de Assinatura Digital (Svad), desenvolvido em parceria com o Serpro. A solução tecnológica viabiliza informações sobre o responsável pela escrituração e pela transmissão da Escrituração Contábil Digital (ECD), que compõe o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). “Possibilitamos uma ferramenta de cruzamento de informações extremamente importante para que os Conselhos exerçam a função de fiscalização dos profissionais, para verificar se aqueles que estão enviando as escriturações fiscais estão habilitados ou não”, contou.

O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Júnior, a conselheira do CFC, Angela Dantas, a diretora-executiva do CFC, Elys Tevania, e o superintendente de Estratégia Comercial e Entrega do Serpro, Mauricio Paiva, também estiveram na reunião.

No encontro, o CFC ainda foi contemplado com uma visita guiada pelo Centro de Dados – Regional Brasília – do Serpro onde a equipe da autarquia pôde conhecer melhor o trabalho da maior empresa pública de tecnologia da informação da América Latina.

Imagem: Fábio Pinheiro
Imagem: Fábio Pinheiro

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.