CFC e Ibracon realizam reunião com o presidente da Federação Internacional de Contadores

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), o sul-coreano In-Ki Joo, participou de reunião, no dia 21 de maio, com representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), durante a realização da 10ª Conferência CReCER – Contabilidade e Auditoria para o Crescimento Econômico Regional, em San José, Costa Rica.

Idésio Coelho, vice-presidente Técnico do CFC, e Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, apresentaram ao presidente da Ifac atualizações sobre alguns projetos atualmente em desenvolvimento no Brasil, envolvendo vários aspectos da contabilidade e auditoria.

“Abordei o trabalho que vem sendo feito pela Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia do CFC e solicitei o apoio da Ifac para uma pesquisa que estamos realizando neste grupo”, afirma Idésio Coelho.

Outros assuntos tratados na reunião, segundo Idésio Coelho, foram o novo Código de Ética do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) – comitê de emissão de normas éticas mantido pela Ifac –, e a visita de Andreas Bergmann, membro e presidente do Conselho Emissor de Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (Ipsasb, na sigla em inglês) de 2006 a 2016, ao CFC, no dia 24 de abril. Ainda, o vice-presidente falou sobre a criação de um grupo de estudos, pelo CFC, para formular contribuições técnicas sobre a reforma tributária.

Já o presidente do Ibracon, Francisco Sant’Anna, abordou temas relacionados à auditoria; apresentou a 9ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, a ser realizada pelo Ibracon nos dias 10 e 11 de junho; e comentou a respeito do Comitê de Políticas Públicas, do qual fazem parte o CFC, o Ibracon e a Fenacon.

Durante a reunião, segundo Idésio Coelho, o presidente da Ifac confirmou presença em dois eventos importantes para a classe contábil brasileira e latino-americana – o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, a ser realizado de 11 a 13 de setembro, em Porto de Galinhas-PE, e a XXXIII Conferência Interamericana de Contabilidade, prevista para os dias 20 a 22 de outubro, em Cartagena-Colômbia.

“O presidente da Ifac elogiou a posição do CFC em relação à integração das entidades contábeis da América Latina e manifestou a disposição da Federação Internacional em contribuir também com a Associação Interamericana de Contabilidade, visando ao aumento da qualidade da auditoria e da contabilidade nos países latino-americanos”, destaca o vice-presidente.

Standard Setters Forum

Membro do Conselho de Administração da Ifac, Idésio Coelho está participando, nesta quinta-feira (23), do fórum Auditoria, Ética e Gerenciamento da Qualidade, realizado pela Ifac com dois dos Conselhos Independentes Emissores de Normas mantidos pela Federação – International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) e International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA).


O presidente da Federação Internacional de Contadores, In-Ki Joo, na abertura do fórum

O fórum está acontecendo em San Jose, Costa Rica, onde ocorreu, nos dias 21 e 22 de maio, a 10ª Conferência CReCER – Contabilidade e Auditoria para o Crescimento Econômico Regional.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.