CFC e IBRACON participam do Fórum anual da IFAC

Por Andréa Rosa
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, acompanhado do vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho Jr. e do presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Sant’Anna, participaram, nesta semana (25 e 26/2), do Fórum anual promovido pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, sigla em inglês) com os líderes das principais entidades-membro da entidade.

“Temas de relevância para a classe contábil foram debatidos nos dois dias do Fórum, em especial, o momento atual da profissão no mundo e os impactos da revolução tecnológica”, afirmou Breda.

Da direita para a esquerda: Joseph Bryson (IFAC), Idésio Coelho Jr. (vice-presidente do CFC), Zulmir Breda (presidente do CFC), In-Ki Joo (presidente da IFAC), Francisco Sant'Anna (presidente do Ibracon), Alan Johnson (IFAC) e Russel Guthrie (IFAC)

No dia 27 de fevereiro, os dirigentes do CFC e do Ibracon participaram de encontro reservado com a alta direção da Ifac, oportunidade em que foi discutida a participação do Brasil nos diversos Comitês da Federação Internacional de Contadores. Também foram abordados os seguintes assuntos: a forma de constituição das firmas de auditoria no Brasil, que obrigam a responsabilidade ilimitada dos sócios; o processo de rodízio de auditores independentes; o processo de convergência das normas internacionais; e o estágio atual da adoção das mesmas no Brasil.

Sobre a Ifac

A International Federation of Accountants (Ifac) é a organização internacional da contabilidade dedicada a servir o interesse público ao fortalecer a profissão contribuindo para o desenvolvimento de fortes economias internacionais. Ela é composta de mais de 175 membros e associados em mais de 130 países e jurisdições, representando quase três milhões de contadores na prática pública, educação, serviço público, indústria e comércio.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.