CFC e Ibracon elaboram agenda conjunta para 2019

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) ratificaram, nesta quarta-feira (23), a atuação conjunta na defesa das prerrogativas da classe contábil e em prol do desenvolvimento sustentável do País. Baseados nos princípios da ética, integridade e transparência, as duas entidades acordaram a elaboração de uma agenda unificada de trabalho para 2019.

Os presidentes das entidades, Zulmir Breda (CFC) e Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna (Ibracon), estiveram reunidos na sede do Conselho Federal onde discutiram temas que serão trabalhados durante o ano, tais como a atuação conjunta no Congresso Nacional, para aprovação de projetos de interesse da classe e da sociedade e o apoio aos projetos do Governo para o combate à corrupção e para a melhoria do ambiente de negócios. As duas entidades também debateram a questão da responsabilidade dos auditores em relação a fraudes e a necessidade de melhorias regulatórias nesse tema. O fortalecimento da participação brasileira nas entidades internacionais da profissão também foi objeto do encontro, assim como a proposta de criação de uma entidade que congregue os países de língua portuguesa, objetivando a cooperação e troca de experiências entre os organismos contábeis desses países.

Os presidentes também definiram a ampliação do Exame de Qualificação Técnica para auditores, para duas edições por ano, atendendo à demanda da classe para facilitar o acesso dos profissionais ao mercado de trabalho de auditoria no Brasil. Também participaram do encontro o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho; a diretora executiva do CFC, Elys Tevania; o presidente do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), Eduardo Pocetti; e o superintendente-geral do Ibracon, Marco Aurelio Fuchida.

“Nós nos reunimos para ratificar o nosso compromisso com a melhoria do ambiente regulatório da profissão contábil e também quanto ao processo  de desburocratização, simplificação, transparência, controle e combate à corrupção no País. Além disso, o CFC e o Ibracon estão em comum acordo pelo aprimoramento de um ambiente que favoreça o cumprimento de leis e regulamentos, com vistas a garantir o resgate da segurança jurídica, a redução do Risco Brasil e o aumento da competitividade no País”, ressaltou o presidente Zulmir Breda. 

O presidente do Ibracon, Francisco Sant’Anna, disse que a atuação em conjunto é imprescindível para o fortalecimento da classe contábil e garantiu apoio às ações propostas pelo CFC.  “O Ibracon tem como missão manter a confiança na atividade de Auditoria Independente e a relevância da atuação profissional, salvaguardando e promovendo os padrões de excelência em Contabilidade e Auditoria Independente. Portanto, queremos andar juntos com o CFC na defesa das prerrogativas da nossa classe”, afirmou.

Outro destaque da pauta foi sobre os principais eventos que acontecerão em 2019. O presidente do Ibracon informou sobre a realização da 9ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, que será realizada em junho, em São Paulo.  O objetivo da Conferência é debater temas atuais e de impacto para a contabilidade e a auditoria independente, conduzida por palestrantes nacionais e internacionais.

Já o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, lembrou sobre o VI Fórum dos Contadores Governamentais da América Latina (Focal), que acontecerá em Brasília, no mês de agosto, e contará com a participação de autoridades e gestores públicos da América Latina, para a discussão de temas vinculados à gestão das finanças públicas e ao processo de convergência das normas. O Fórum é uma rede permanente, apolítica e sem fins lucrativos, que busca ser reconhecida como uma entidade de análise, pesquisa, reflexão e troca de experiências e boas práticas entre os países para o desenvolvimento profissional da contabilidade.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.