CFC e Atricon discutem pautas de interesse público em reunião

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador Aécio Prado Dantas Júnior, esteve em reunião, na manhã desta quarta-feira (9), com o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola. Entre as principais pautas abordadas pelo grupo, estavam a expansão da governança nos estados e nos municípios, a estruturação e o fortalecimento do Controle Interno no âmbito dos governos e a difusão, acompanhada da capacitação, das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP) e das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP). O encontro aconteceu na sede do CFC, localizada em Brasília (DF).

A reunião também contou com a presença do assessor de Gabinete do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Leo Richter; do vice-presidente de Controle Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; do vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior; e da diretora-executiva do CFC, Elys Tevania.

Sobre a governança, Aécio Dantas ressaltou que o CFC é exemplo no assunto entre os conselhos de classe das profissões regularizadas. “Nós somos uma referência de implantação de governança, atestada pelo TCU, em um acórdão recente de 2021. O Conselho Federal de Contabilidade obteve o maior índice entre todos os conselhos de fiscalização profissional. Temos uma experiência muito boa nesse assunto e levado isso aos Conselhos Regionais dentro nossa estrutura administrativa”, contextualizou.

O objetivo das entidades é aproveitar as suas capilaridades por todo o país no desenvolvimento e na aplicação de projetos que beneficiem os governos e a população. Durante a reunião, Dantas lembrou-se do perfil de trabalho do presidente da Atricon, que é bastante focado no desenvolvimento de iniciativas que relacionam cidadania, educação e controle social. A partir dessas lembranças, os participantes do encontro conversaram sobre a possibilidade da criação de iniciativas conjuntas com esse viés, envolvendo os contadores, o CFC, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), e a Atricon.     

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.