CFC e Anpcont discutem cooperação para a construção da proposta das novas diretrizes do curso de Ciências Contábeis

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

Foto: Fábio Pinheiro

O projeto de alteração da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, foi uma das pautas da reunião entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Anpcont). A norma institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O encontro aconteceu no dia 17 de maio, na sede do CFC, em Brasília (DF).

Na ocasião, o diretor presidente da Anpcont, Edilson Paulo, compartilhou com o presidente do CFC, Aécio Dantas, o interesse da Associação em contribuir para o desenvolvimento da minuta que propõe a alteração da resolução que trata das diretrizes curriculares. Edilson Paulo também convidou Aécio Dantas para participar do Congresso Nacional da Anpcont, que será realizado em dezembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Foto: Fábio Pinheiro

Edilson Paulo explicou como a Associação pode contribuir com o trabalho de desenvolvimento das propostas das novas diretrizes curriculares. “A pós-graduação, nos seus programas de mestrados e de doutorados, tem a fronteira de conhecimento. Sempre estamos trocando conhecimentos com associações de outros países e esses conhecimentos nós trazemos para dentro dos programas [de pós-graduação] e isso pode nos ajudar e ser usado como uma fonte de know-how, que podemos utilizar para contribuir com a elaboração dessas diretrizes curriculares. Logicamente, depois que for desenvolvido esse primeiro momento, podemos contribuir também como multiplicadores desses conhecimentos nos diversos estados”, esclareceu.  

O presidente do CFC confirmou a participação no congresso e ofereceu uma vaga para a Anpcont na Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, que vem coordenando o projeto de alteração da resolução. Aécio Dantas também convidou a Associação para participar de uma das próximas edições do Conexão Contábil. A iniciativa é composta de uma série de eventos regionalizados, promovidos de forma híbrida, gratuitamente, organizado pelo Sistema CFC/CRCs e voltado para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.

A diretora Científica Anpcont, Delci Grapegia Dal Vesco; a diretora Administrativa Financeira, Simone Leticia Raimundini Sanches; o diretor de Relações Institucionais, Marcelo Botelho da Costa Moraes; e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, também estiveram presentes na reunião.

Foto: Fábio Pinheiro

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.