CFC e Abrasf discutem temas do dia a dia dos profissionais da contabilidade

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, esteve em reunião com o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Jeferson Passos. O encontro aconteceu no dia 17 de agosto na sede da autarquia, em Brasília/DF, e teve o objetivo de discutir a busca de melhorias para o dia a dia dos profissionais da contabilidade.

Entre os assuntos abordados na reunião, estavam o calendário de entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) e da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). O Siafic, o eSocial e a necessidade de padronização das notas fiscais eletrônicas de serviço foram outros temas debatidos no encontro.

Jeferson Passos falou sobre o impacto da discussão das pautas da reunião no dia a dia dos profissionais da contabilidade e no desenvolvimento do país como um todo. “A contabilidade pública no país está passando por um momento de uma transformação bastante acelerada. Então, há novas normas contábeis aplicadas ao CT público, mudanças em sistemas e em procedimentos da DCTF e da EFD-Reinf e até a própria integração dos sistemas de administração financeira e contábil que estão trazendo enormes desafios para a administração pública e para a classe contábil. Isso, com certeza, vai trazer melhorias substanciais na consolidação das contas públicas, na transparência para a sociedade e na confiabilidade das contas governamentais do Brasil perante o mundo e também vão contribuir, com certeza, para a melhoria do nosso conceito e do desenvolvimento econômico”, explicou.  

O ex-vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, João Altair Caetano dos Santos, e os conselheiros do CFC, Angela Dantas e Brunno Sitônio também estiveram presentes na reunião.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.