CFC divulga programação oficial do XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Brasília – A programação de um dos eventos mais aguardados da classe contábil brasileira, em 2019, o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, foi divulgada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Agendado para o período de 11 a 13 de setembro, em Porto de Galinhas (PE), o público estimado é de cerca de 1.200 participantes, entre profissionais da contabilidade, empresários contábeis, estudantes, autoridades governamentais e professores.

Tradicional por tratar com leveza e profissionalismo temas do universo feminino, a 12ª edição traz o lema “Empreendedorismo, Inovação e Sensibilidade: conduzindo revoluções”. De acordo com a programação, o evento irá debater temas atuais do cenário contábil brasileiro e trará para o público presente as mais recentes inovações, tanto para profissionais que atuam na área pública quanto na área privada, a exemplo do painel Complaince e Governança, a ser realizado no dia 12, que abordará o assunto sob a ótica do Governo (área pública) e da profissão contábil. Para falar sobre o tema, a contadora Mônica Foerster é uma das presenças confirmadas.

Considerado, nas grandes empresas, um processo que promove uma abordagem mais coesa e eficiente na elaboração de relatos corporativos, o Relato Integrado terá, também no dia 12,  um painel técnico que contará com as experiências do do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Itaú, do Tribunal de Contas da União (TCU)e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).. Para debater e apresentar experiências sobre o tema, a assessora da presidência do BNDES, Vânia Borgeth; e o diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores do Banco Itaú, Alexsandro Broedel Lopes, confirmaram presença.

Outro assunto que merece destaque e que é motivo de ampla discussão diz respeito às questões que envolvem o  advento tecnológico, que  trouxe modernidade à profissão contábil e se tornou um aliado imprescindível do contador, o qual ganhou tempo e agilidade. O painel “Desafios da ciência contábil frente à tecnologia – futuro da profissão”, a ser realizado no dia 13, traz para o debate essa nova visão do empresário contábil e do Sistema CFC/CRCs. O painel contará com as painelistas Márcia Alcazar, presidente do CRCSP, e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC,  Lucélia Lecheta.

Esta edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)e do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), e conta, ainda, com a organização da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon) e com o apoio do CRCPE Mulher em Foco e do Sistema CFC/CRCs.

Histórico

Renomado evento da classe contábil brasileira, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que teve sua primeira edição na cidade do Rio de Janeiro (RJ), paralelamente à 43ª Convenção de Contabilidade daquele estado, em 1991, vem, há 27 anos, colecionando importantes conquistas das profissionais.

A última edição do ENMC ocorreu no Serra Park, Centro de Feiras e Eventos em Gramado (RS) em conjunto com a XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Com o lema “Compartilhando momentos, unindo grandes recordações”, os eventos reuniram mais de três mil profissionais, que discutiram a importância do aprimoramento técnico-contábil e a diferenciada capacitação profissional.

Para conferir a programação completa do XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.