CFC divulga artigo ganhador do prêmio Olivio Koliver

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

"Exame de Suficiência e Enade: caminhamos para o mesmo objetivo?" é o título do artigo vencedor da edição 2020 do Prêmio Olivio Koliver. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (30). O reconhecimento será entregue na reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no dia 9 de dezembro.

A premiação tem a finalidade de incentivar as produções técnicas e científicas na área da contabilidade, assim como homenagear Olivio Koliver, expoente na área. O trabalho vencedor foi desenvolvido pelos professores doutores Juliano Augusto Orsi de Araujo, Leonardo Fabris Lugoboni e Marcus Vinicius Moreira Zittei. O artigo foi publicado na edição n° 244 da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). A premiação é regulamentada pela Resolução CFC nº 1.542, de 21 de junho de 2018.  

Acesse a RBC que contém o artigo premiado, aqui.

Entenda como o artigo vencedor é selecionado

A seleção do artigo vencedor passa por um processo que envolve duas etapas. Na primeira, cada artigo publicado, nas seis edições da RBC do ano, recebe dos membros do Conselho Editorial da Revista uma nota de cinco a dez.

Na próxima fase, os seis trabalhos mais bem pontuados na etapa anterior são enviados à Banca Examinadora e Julgadora do Prêmio Olivio Koliver, que deverá dar nota de cinco a dez a cada trabalho, entre esses seis artigos.

A Banca Examinadora é previamente nomeada por uma Portaria do CFC, sendo composta de cinco membros. Dois desses integrantes fazem parte do Conselho Editorial da RBC e outros dois pertencem ao Conselho Político e/ou Editorial da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC). O grupo ainda conta com um(a) contador(a) doutor(a) indicado pela Presidência do CFC.

O trabalho vencedor do prêmio é aquele que recebe a maior pontuação. Em caso de empate, a banca realiza um novo julgamento, pontuando novamente os trabalhos. Caso persista o empate, a coordenação da banca, soberanamente, emite a decisão final.

Veja o currículo dos autores do artigo vencedor

Autor: Juliano Augusto Orsi de Araujo

Currículo: Professor titular do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (Unib). Doutor em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP,) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Alvares Penteado (Fecap) – 2012. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco (USF) – 2002.

Autor: Leonardo Fabris Lugoboni

Currículo: Professor titular do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (Unib). Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui graduação em Administração de empresas, com ênfase em marketing, pela Fundação Santo André (FSA).

Autor: Marcus Vinicius Moreira Zittei

Currículo: Professor visitante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor do Mestrado em Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) – 2016. Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fecap – 2008. Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FIEO – 2000.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.