CFC discute projeto voltado a novos empreendedores

Iniciativa do MEC e da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa propõe que Instituições de Ensino capacitem empresários

Por Juliana Barbosa
RP1 Comunicação

A conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Batista, participou na última quarta-feira (8) de reunião no Sebrae promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) para discutir encaminhamentos do projeto Instituição Amiga do Empreendedor. Além de representantes do CFC, do MEC, da Sempe, também participaram representantes do Conselho Federal de Administração (CFA), da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad) e Instituições parceiras.

A primeira reunião em agosto do ano passado, quando o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, e o secretário da Sempe, José Ricardo da Veiga apresentaram o projeto. “Com o aumento do desemprego, muitas pessoas vão empreender por necessidade e esta é uma das maiores causas de fechamentos de empresas. O objetivo do projeto é apoiar quem está entrando no mercado e qualificar quem já está empreendendo”, explica Sandra. Segundo a conselheira o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, mas nem todos têm esta habilidade. O projeto pretende auxiliar as pessoas que vão abrir novos negócios e qualificar aquelas que não têm esta habilidade, para que possam se reinserir no mercado de trabalho.

Os cursos bacharelado em contabilidade e os de administração têm, juntos, 25% de todos os alunos inscritos nas universidades brasileiras e são cursos de gestão por excelência. Por isso, o MEC convidou os conselhos profissionais das duas categorias para colaborar na elaboração das diretrizes para uma educação empreendedora.

O projeto está em fase de discussão e uma das possibilidades é aproveitar o conhecimento das Instituições de Ensino Superior para capacitar os empreendedores, o envolvimento dos acadêmicos e a comunidade, com o auxílio do Sebrae, que já tem expertise nesta área. A próxima reunião ocorrerá no dia 23 de março.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.