CFC conquista a mais moderna versão da norma ISO

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Brasília – Em um ambiente regido pela modernidade e pela globalização, prezar pela qualidade se tornou uma questão indispensável. E isso vale para companhias, instituições ou órgãos públicos de qualquer área.

Assim, buscando o aprimoramento constante e a excelência na gestão da qualidade, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vem adotando a norma ISO 9001 há 11 anos. Desde então, os procedimentos foram se modernizando e se adaptando aos requisitos exigidos, buscando a harmonização com a regulamentação internacional.

A conquista mais recente do CFC foi a migração para a versão 2015 da Norma ISO, considerada a mais moderna versão da norma. Esse progresso foi possível em virtude das diretrizes primadas pela entidade como, por exemplo, liderança, engajamento, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de riscos.

É importante salientar que, essa certificação é utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e à requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.

Segundo a Diretora do CFC, Elys Tevania, “a ISO 9001:2015 representa um grande avanço nos procedimentos adotados pelo Conselho Federal. Sua adoçãogarante a inserção da gestão de risco nas áreas certificadas do CFC”.

Os processos certificados no CFC pela ISO são: as Vice-presidências de Controle Interno; Desenvolvimento Operacional; Desenvolvimento Profissional; Fiscalização, Ética e Disciplina; Registro e; Técnica. Os departamentos de Comunicação Social; Contabilidade; Financeiro; Pessoal; Gestão de Pessoas; Informática; Licitações; Diárias e Passagens e; Eventos. Setor de Protocolo; Arquivo; Procuradoria Jurídica; Setor de Transportes e Ouvidoria.

Para saber mais

A ISO 9001, norma voltada para a satisfação do cliente, tem um impacto direto na sociedade. No caso do CFC, esse impacto se dá por meio de seus clientes internos (funcionários, Conselhos Regionais, profissionais da contabilidade, escritórios de contabilidade, etc.) e  externos (sociedade em geral).

A Política de Qualidade do CFC estabelece os padrões de normatização, orientação e controle das ações relacionadas ao registro e à fiscalização do exercício da profissão contábil, bem como à regulamentação da Educação Continuada, visando à melhoria contínua e à eficácia do Sistema Contábil Brasileiro.

Dentre os objetivos, destacam-se: i) a melhoria contínua e a otimização dos processos internos, promovendo a excelência nos serviços e a satisfação dos clientes internos e externos;  ii) o aprimoramento dos canais de comunicação, estimulando a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento; iii) o apoio, a assessoria e o acompanhamento dos Conselhos Regionais no cumprimento das suas atividades institucionais e; iv) promover, com eficiência, ações direcionadas ao registro, à fiscalização, à normatização e ao desenvolvimento da profissão contábil.

 

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