CFC apresenta os dados estatísticos de acesso ao Portal da Transparência e e-SIC

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC ) mantém disponível, desde 2014, os dados estatísticos de acesso ao Portal da Transparência no próprio portal. Em 2017, foram realizados 16.392 acessos, sendo os módulos mais acessados: “Quadro de Pessoal”, com 25,82% e “Contratos, Convênios e Atas de Registro de Preços”, com 16,19%.

Para garantir maior transparência dos atos de gestão praticados pelo Conselho Federal de Contabilidade, o Portal da Transparência passa por constantes melhorias.  “Em 2017, uma das grandes novidades dessas melhorias foi a inclusão da ferramenta de pesquisa de conteúdo que permite o acesso à informação de forma objetiva, transparente e de fácil compreensão”, pontua o vice-presidente Administrativo e coordenador da Comissão Permanente de Transparência do CFC, Sergio Faraco.

Outras melhorias no Portal merecem destaque, como, por exemplo, a criação de tela parametrizada para melhor divulgação dos convênios dos Conselhos de Contabilidade; e a inclusão da proposta orçamentária no módulo de Programas e Projetos.

No Portal da Transparência é possível conhecer, entre outros, a estrutura organizacional do CFC, os atos normativos, o quadro de pessoal, balanço socioambiental e dados estatísticos.

e-SIC

 O e-SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação. Por meio do sistema, além de fazer o pedido, o cidadão pode acompanhar o trâmite e o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação no formato escolhido; entrar com recursos; e consultar as respostas recebidas.

Aos Conselhos de Contabilidade, o Sistema permite acessar e responder às solicitações; acompanhar os prazos para respostas; solicitar prorrogação de prazo para resposta; reencaminhar pedidos a outros CRCs; obter estatísticas de atendimentos; e acompanhar e responder aos recursos.

Em 2017, foram recebidos 249 pedidos de acesso à informação e 41 recursos por meio do e-SIC. “Por meio do sistema e com a eficiência do corpo funcional do CFC, conseguimos responder a 100% dos questionamentos”, pontua o vice-presidente Administrativo do CFC, Sergio Faraco.

O prazo de resposta, segundo a legislação é de até 20 dias. O Sistema CFC/CRCs tem respondido em média os pedidos de informação em até 10 dias. Para garantir a rapidez no atendimento, o CFC recebe a analisa os pedidos de acesso à informação ou recursos recebidos pelo e-SIC e os encaminha para os setores competentes do CFC.

“A eficiência do trabalho realizado comprova-se pela pesquisa de satisfação do sistema em que 86% consideram a resposta de fácil compreensão; 70% destacaram que a resposta atende às expectativas; e 86% consideraram que a entidade foi prestativa e cordial na resposta”, comemora Faraco.

Manual e-SIC

Atualizado em 2017, o “Manual e-SIC: Guia do Cidadão” chega a sua 2ª edição e está disponível no próprio sistema.

O documento tem como objetivo orientar a cerca da utilização do e-SIC e é destinado aos cidadãos interessados em registrar pedidos de acesso à informação e acompanhar o seu andamento.

O Manual está estruturado em dois capítulos: Abordagem Inicial e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão.

Para acessar o conteúdo do Manual clique aqui.
Para acessar o Portal da Transparência clique aqui.

 

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