Centenas de profissionais participam da XXVIII Secofem

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizaram a 28ª edição da Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (XXVIII Secofem). O objetivo do evento foi reciclar, aperfeiçoar e capacitar os participantes em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em demonstrativos fiscais e outras temáticas dessa área nos contextos estadual e municipal. O encontro aconteceu entre os dias 1º e 5 de abril, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sediada em Natal/RN, e reuniu mais de 330 participantes de todos os estados do país.

O coordenador adjunto da Vice-Presidência Técnica do CFC e coordenador executivo do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Wellington Cruz, representou o presidente da autarquia, Aécio Dantas, durante a abertura do evento. A Secofem foi composta de 35 módulos, que foram trabalhados por meio de palestras, debates e aulas expositivas. O evento teve como público-alvo servidores e/ou gestores públicos dos estados, municípios e Tribunais de Contas que atuam em rotinas de Contabilidade e Responsabilidade Fiscal; e profissionais que utilizam a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. O encontro também foi voltado para governadores, prefeitos, controladores, secretários, procuradores e conselheiros de Tribunais de Contas, assim como os demais interessados no tema.

Entre os principais assuntos abordados na Secofem, estavam informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, convergências aos padrões internacionais da Contabilidade Pública, Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP), Sistema de Informações Contábeis e Fiscal do Setor Público Brasileiro (Siconfi), matriz de saldos contábeis, entre outros.

A iniciativa contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) e a organização do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFRN e do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte/RN. O governo do RN e a Prefeitura Municipal de Natal também apoiaram o evento.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.