Ceará recebe o projeto Abraçando o Controle Social

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O controle social continua na pauta da classe contábil em 2019. E o projeto Abraçando o Controle Social segue com os lançamentos regionais. Desta vez, quem receberá a iniciativa é o Estado do Ceará. A cidade de Fortaleza sediará o evento no dia 21 de fevereiro, das 8h30 às 12h30, no Auditório do  Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

O projeto busca conscientizar os profissionais da contabilidade, membros das instituições de controle da gestão pública e dos cidadãos sobre o papel fundamental de cada um nos mecanismos de controle social para o combate à corrupção, garantindo, assim, o bom funcionamento da máquina pública.

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), em parceria com (TCE-CE), e conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado (CGE), do Ministério Público do Estado do Ceará e da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC). 

Temas como boas práticas na gestão pública, o papel das ouvidorias como instrumento de proteção do usuário de serviços públicos e a evolução do controle social no Brasil farão parte da programação. O evento contará também com apresentação cultural do grupo Cordapes.

“Esse evento permitirá compartilhar as novas ações de monitoramento e a qualidade dos gastos públicos em Fortaleza”, explica o presidente do CRCCE, Robinson de Castro.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, o controle social é muito importante para uma gestão pública mais efetiva e justa. No entanto, ele lembra que é preciso exercer a cidadania para que a sociedade esteja ativamente envolvida no desenvolvimento do País.

 “Quando falo em cidadania não estou dizendo apenas sobre o exercício do voto. Este deve ser o primeiro passo para uma longa caminhada, que inclui fiscalização ao trabalho dos eleitos e cobrança ao cumprimento de compromissos e metas. Precisamos ter a consciência de que não existe outro caminho para o Brasil que não seja a presença da população no auxílio da gestão, buscando efetividade da administração e justiça social. Até que ponto eu cumpro o meu papel de cidadão?”, salienta.

Além das presenças do presidente do CFC, Zulmir Breda, e do presidente do CRCCE, Robinson de Castro, o evento contará com a presença dos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Nordeste, bem como autoridades do governo e do município, como o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente do TCE-CE, Edilberto Carlos Pontes Lima; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira; e o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Álvaro Fakredin. O evento é gratuito e aberto ao público.

SERVIÇO:

Lançamento Regional do projeto Abraçando o Controle Social no Ceará

Data: 21 de fevereiro

Horário: 8h30 às 12h30

Telefone: (85) 3455 - 2900

Local: Auditório do TCE-CE ( R. Sena Madureira, 1047 – Centro)

Inscrições:www.cfc.org.br/eventosT

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.