Caravana da Governança: Mato Grosso do Sul recebeu a 19ª edição

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou da abertura da 19ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos. O evento reuniu cerca de 500 participantes, entre as modalidades presencial e virtual. A iniciativa aconteceu no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, sediado em Campo Grande, nessa quinta-feira (28).

Entre os temas abordados no encontro estiveram governança pública municipal, liderança, estratégia, controle, contabilidade, notas explicativas, entre outros. Na oportunidade, Dantas definiu governança e explicou a sua importância para a gestão pública. “Governança nada mais é do que direcionar, avaliar, monitorar uma série de práticas que proporcionam que o gestor tenha essa possibilidade de conhecer os rumos dessa gestão e, dessa forma, entregar políticas públicas de melhor qualidade”, definiu.

O presidente ainda falou sobre a relação estratégica entre a prática contábil e a governança. “Contabilidade e governança eu sempre digo que caminham lado a lado. Contabilidade é a ciência da informação. Não se fala em transparência e, por isso, não se fala em controle sem falar em Contabilidade, e a governança proporciona exatamente isso. Proporciona informações que podem ser absolvidas pela Contabilidade e, dessa forma, gerar dados fundamentais para a tomada de decisões”, afirmou.

O evento ainda contou com as presenças do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil, Augusto Nardes; do presidente e conselheiro do TCE/MS, Jerson Domingos; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul (CRCMS), Otacílio dos Santos Nunes; da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira; do conselheiro e diretor-geral da Escola Superior de Controle Externo do TCE/MS,

Marcio Campos Monteiro; do procurador-geral adjunto do Ministério Público de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul, Matheus Henrique Miranda; do delegado adjunto da Receita Federal do Brasil em Campo Grande, Henry Tamashiro; da representante da Caixa Econômica Federal, a superintendente executiva de governo, a contadora Analu Fortes Melo.

Para assistir ao evento, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.