Campanha contra corrupção é lançada em São Paulo


Por Fabrício Santos

Comunicação CFC
Com informações Ascom MCCE

Um pacote com as novas medidas contra a corrupção foi apresentado, no último dia 5 de junho, no espaço CIVI-C0, em São Paulo (SP), pela rede Transparência Internacional (TI), entidade de Movimento de Combate à Corrupção (MCCE) e principal organização que luta contra a corrupção. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participa das reuniões do MCCE.

As novas medidas contra a corrupção são o maior pacote anticorrupção do mundo. O documento é composto de 70 propostas legislativas – projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções – divididas em 12 blocos temáticos.

Na oportunidade, foi lançada a campanha “Unidos contra a Corrupção”, promovida por organizações e movimentos da sociedade civil, sem vínculos partidários, composta pela Transparência Internacional, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Contas Abertas, Instituto Cidade Democrática, Instituto Ethos e Observatório Social do Brasil.


A proposta da campanha é torná-la a maior do País contra a corrupção e que seja referência no debate eleitoral e pauta prioritária no Congresso Nacional. “Temos certeza de que o cidadão terá mais consciência ao eleger os futuros representantes do País”, aponta o vice-presidente de Política Institucional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

Bezerra afirmou ainda que o CFC vem trabalhando em parceria com outros órgãos para combater a corrupção no Brasil. Segundo ele, em breve, acontecerá mais uma edição do Seminário de Prestação de Contas Eleitorais, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Em todas as eleições, o Seminário é realizado com a intenção de capacitar profissionais da contabilidade, do Direito, de partidos políticos e tesoureiros de campanha. Além disso, visa mostrar para a sociedade que o profissional da contabilidade está atento e sendo treinado para fiscalizar e auxiliar a sociedade no controle social e na transparência quanto às contas dos candidatos e partidos políticos”, disse.

Ao reforçar a importância da campanha, o vice-presidente do CFC entende que “se todos os níveis da sociedade lutarem contra a corrupção, encontraremos caminhos significativos para mudar a história do País, tornando-o mais competitivo com o mercado externo”.

Para divulgar a campanha e estimular a adesão popular, foi criada a plataforma on-line www.unidoscontraacorrupcao.org.br, que possibilita ao público obter informações e se unir à campanha. Na etapa seguinte, durante o período de campanha eleitoral, serão disponibilizados no site e em outros canais (como um aplicativo já em desenvolvimento) os nomes de candidatos e candidatas ao Congresso Nacional comprometidos com as novas medidas contra a corrupção, além dos critérios “passado limpo” e “compromisso democrático”.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.