Câmara Legislativa do DF realiza sessão solene em homenagem ao Profissional da Contabilidade

Rafaella Feliciano
Por Comunicação CFC com informações da Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu, na manhã desta sexta-feira (24), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril. O vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Marco Aurélio Cunha de Almeida, participou do encontro representando o presidente da entidade, Zulmir Breda. A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Batista, também prestigiou a solenidade.

Solenidade em homenagem ao Profissional da Contabilidade

Em seu discurso, o vice-presidente Marco Aurélio agradeceu a iniciativa dos deputados Rafael Prudente (MDB) e Robério Negreiros (PSD) e ressaltou a importância da classe contábil ao desenvolvimento sustentável do País. “ A participação do profissional da contabilidade para o gerenciamento dos negócios cresceu e atingimos um novo patamar no mercado de trabalho. Atualmente, somos peça importante para o sucesso das empresas e para o bom funcionamento da máquina pública”, afirmou.

Para o deputado Robério Negreiros (PSD), com a globalização, a busca por uma gestão econômica eficiente tornou-se fundamental para o desenvolvimento da sociedade e os profissionais da contabilidade tornaram-se imprescindíveis nesse caminho.

O secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, André Clemente, enfatizou a importância do curso superior para a formação do profissional de contabilidade e disse que a carreira é versátil, com muitos caminhos a serem seguidos. “Agente público, empresário, professor, gestor. São muitos os caminhos a seguir na profissão contábil que  marcou o passado, presente e, certamente, o futuro também”.

Abertura da sessão solene da CLDF em homenagem ao Profissional da Contabilidade

Sobre os impactos dos avanços tecnológicos, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do DF, José Antonio de França, salientou a necessidade de capacitação e aprimoramento dos profissionais para que estejam preparados a seguir em ascensão no mundo globalizado. “Exercer a profissão contábil, é exercer um sacerdócio. Precisamos vigiar e buscar, cotidianamente, estudo e investimento em capacitação e tecnologia para que possamos exercer, com excelência, o nosso trabalho no âmbito público e privado”.

Para o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Brasília, Marcello José Moreira, a homenagem da Câmara Legislativa é demonstração de reconhecimento pelo papel fundamental do profissional de contabilidade no desenvolvimento econômico do Brasil. “Compromisso e ética andam conosco o tempo inteiro. Ingressei no mundo contábil com 18 anos e posso garantir o nosso poder de transformação, pois presenciei a mudança revolucionária que a contabilidade promoveu, e que tenho certeza que continuará promovendo, na evolução de nossas cidades e na vida da população”, concluiu.

Cidadão Benemérito de Brasília

Presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, é o novo cidadão benemérito de Brasília

Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, Adriano Marrocos, recebeu a honraria de “Cidadão Benemérito de Brasília”. Nascido em Brasília, em 1966, Adriano Marrocos se formou em Ciências Contábeis em 1990 pelo Centro Universitário do DF (UDF) – onde leciona há 22 anos. O contador foi o primeiro brasiliense a assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do DF. O então deputado distrital Raimundo Ribeiro é o autor do projeto de outorga do Título de Cidadão Benemérito de Brasília.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.