Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

A Câmara dos Deputados realizou nesta sexta-feira (4) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado no dia 25 de abril. O evento foi um pedido dos deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Hildo Rocha (PMDB-MA).

Representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, o conselheiro Haroldo Santos Filho agradeceu a honra da Casa e disse que o contador tornou-se essencial para o gerenciamento dos negócios, da máquina pública e, também, como ator de transformação social ao buscar mais transparência e ética das esferas pública e privada. “Temos a certeza de que a classe contábil possui grande potencial para oferecer às empresas e à sociedade serviços da mais alta qualidade. O trabalho do profissional da contabilidade possui elevado interesse social, pois fornece informações e análises relevantes para o desenvolvimento não só das empresas, mas também do País”, declarou.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

 

O deputado Izalci Lucas relembrou a história da Contabilidade no mundo e no Brasil e, também, homenageou o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) pelos 58 anos de criação. Segundo ele, desde o século XI que a profissão vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento das nações e, há 100 anos, mudando o cenário econômico do Brasil. “Hoje, as funções do contador cresceram e se tornaram vitais para a tomada de decisões nas empresas, bem como para atrair investimentos internacionais. Os contadores estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de auditoria, controladoria, estão inovando o mercado de trabalho. O segmento tem avançado em todo o mundo, tanto no setor privado, quanto no setor público e tem sido a mão auxiliar das empresas e dos governos”, ressaltou o parlamentar.

Para o presidente do CRCDF, Daniel Chaves Fernandes, a Contabilidade é uma das profissões mais respeitadas e reconhecidas do mundo. Ele lembrou que, no Brasil, o curso de Ciências Contábeis está entre os mais procurados pelos estudantes e que o perfil do profissional vem sendo modificado ao tempo que o desenvolvimento tecnológico ganha espaço e velocidade. “Costumo dizer para os meus alunos que a Contabilidade está em tudo e tudo está na Contabilidade. O papel mais gerencial, estratégico, fiscalizador, está cada vez mais latente. Somos imprescindíveis ao desenvolvimento econômico de nosso país, seja na esfera pública, privada ou do terceiro setor”.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Representando a classe das mulheres, a presidente do Instituto dos Peritos e Consultores Técnicos do Distrito Federal (Inpecon), Erlene Alves Arruda, disse que os profissionais da Contabilidade necessitam assumir seus papéis de atores sociais e atuarem ativamente no combate à corrupção. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF, Darlene Paulino Delfino Lunelli, também esteve presente e ressaltou que o crescimento das mulheres na classe contábil reforça a importância do empoderamento feminino nos espaços, antes, considerados masculinos e conservadores. “Viemos para mostrar a nossa força e uni-la aos nossos colegas que são tão profissionais quanto nós”.

Também participaram do encontro o presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Antônio Eustáquio Correa da Costa; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Brasília (Sindicontas-DF), Marcello Moreira; e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (SESCON DF), Marco Aurélio Torres Gomes de Sá.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.