Câmara de Registro do CFC avalia projetos e ações para 2024

Por Sheyla Alves
Comunicação CFC

A Câmara de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) se reuniu durante o primeiro dia de atividades do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil. Na oportunidade, realizaram uma análise abrangente dos projetos e ações para o ano de 2024. A reunião, presidida pelo contador Carlos Henrique do Nascimento, coordenador e vice-presidente da Câmara, destacou o compromisso contínuo com a melhoria da classe contábil.

Entre os temas em destaque, estava a resolução que colocou em vigor o Domicílio Eletrônico (D-e) em 2023. Os participantes revisaram, por meio de uma análise abrangente, a adesão dos profissionais da contabilidade ao sistema e propuseram melhorias para otimizar sua utilização, considerando-o uma "revolução organizacional para a comunicação de todos os profissionais", enfatizou o coordenador da Câmara.

Outro aspecto relevante abordado foi o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e o Cadastro Nacional de Empresas de Auditores Pessoa Jurídica (CNAIPJ). A Câmara, responsável por examinar e julgar recursos das decisões dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) relacionadas aos registros dos profissionais da contabilidade e das organizações contábeis, destacou a crescente demanda externa por qualificação profissional e registro nos cadastros nacionais.

Na circunstância, foi apresentada uma análise técnica sobre as próximas edições do Exame de Suficiência, já em fase de tratativas para 2024. Os presentes também citaram o edital que está em vigor do Exame de Qualificação Técnica (EQT), para auditoria e perícia, e ressaltaram que os interessados podem realizar as inscrições até o dia 7 de março de 2024. Por fim, o projeto da Carteira de Identidade Profissional esteve em pauta, com os participantes examinando estatísticas sobre a adesão aos documentos digitais e à produção física. O Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil continua até 22 de fevereiro, com diversas outras atividades programadas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.