Brasil conta com mais um representante em comitê da Ifac

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Brasil passou a ter mais um representante no International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb) da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês). No mês de maio, o contador Ayres Moura assumiu a função de assessor técnico no Ipsasb, comitê que desenvolve normas e diretrizes de contabilidade para entidades do setor público.

De acordo com o representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no Ipsasb, Leonardo Silveira do Nascimento, na função de technical advisor, Ayres Moura vai auxiliar na preparação das reuniões do comitê, que geralmente ocorrem na América do Norte, e participar das discussões do grupo, mas não terá direito a voto – o que cabe apenas aos membros do Board.

“Vamos trabalhar, em conjunto, tanto nas discussões do Board como no desenvolvimento das forças-tarefas sobre temas específicos a cargo do comitê”, informa Nascimento. Ainda, ele afirma que a indicação de Ayres Moura partiu do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), visando prover visões distintas do processo – sob a ótica de normatização e aplicação das normas e sob a perspectiva de auditoria.

Além disso, Nascimento entende que, com mais um brasileiro no Board, o trabalho de disseminação dos projetos do Ipsasb e da Ifac torna-se facilitado, “pois é mais uma pessoa que pode participar de eventos e relatar a experiência vivenciada”.

O CFC e o Ibracon  são as entidades brasileiras que fazem parte do quadro de associados da Federação Internacional de Contadores e podem indicar membros para os comitês da Ifac.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.