Biblioteca do CFC reabrirá as portas ao público

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O dia 1° de abril de 2022 marcará a reabertura da Biblioteca do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ao público externo. O espaço foi fechado em março de 2020 em função da pandemia da covid-19 e da necessidade de cumprimento das regras essenciais de distanciamento e de isolamento social, conforme determinado por normas nacionais e do Distrito Federal (DF).   

O espaço é aberto ao público em geral, não sendo necessário ser profissional da contabilidade para ter acesso ao local. Para o uso da biblioteca, o usuário precisa se identificar na portaria do CFC e utilizar máscara de proteção, em atendimento à Cartilha de Prevenção à Covid-19 do CFC.

A Biblioteca do CFC completa meio século no próximo ano, tendo sido inaugurada em 16 de novembro de 1973 pelo então presidente Ivo Malhães de Oliveira. Composto de 25.400 itens bibliográficos, impressos e digitais, o acervo é especializado na área contábil, mas também possui publicações de áreas correlatas. Entre os materiais presentes no local, estão: anais dos Congressos Brasileiros de Contabilidade (CBC); coleção completa Revista Brasileira de Contabilidade (RBC); a coleção completa das revistas de contabilidade do Sistema CFC/CRCs; os principais periódicos nacionais da área contábil, livros didáticos e teóricos do mercado editorial nacional; obras raras de Francisco D’Auria, Carlos de Carvalho e Antônio Lopes de Sá; e Código de Contabilidade da União (1922).

No portal do CFC, os usuários podem consultar o catálogo on-line do Conselho, os serviços oferecidos e ter acesso ao regulamento da biblioteca.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, contador José Donizete Valentina, falou sobre a reabertura da biblioteca. “Para nós, é uma grande satisfação reabrirmos a nossa biblioteca e proporcionar ao profissional da contabilidade o acesso a materiais contábeis de elevado nível. É uma conquista para a classe contábil porque democratiza o acesso à informação para todos os profissionais de forma igualitária e sem distinção. Ao mesmo tempo, ficamos satisfeitos em também atender à sociedade e disponibilizar o espaço para aqueles que quiserem estudar e fazerem pesquisas”, afirmou.

Serviço

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 17h

Endereço: Edifício Conselho Federal de Contabilidade

SAS Quadra 5 Lote 3 Bloco J – 5º Andar – Brasília / DF

Telefone: (61) 3314 9612 / 9660

E-mail: biblioteca.cfc@cfc.org.br

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.