Autores de Minas Gerais recebem o Prêmio Olivio Koliver

O troféu foi entregue durante a Plenária do CFC,  ocorrida no dia 24 de novembro

 Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

 O artigo “A relação entre estrutura de custos e o desempenho econômico das empresas de construção civil listadas na BM&FBOVESPA”, dos autores Davy Antonio da Silva, Maria Eliana dos Santos, Elizio Marcos dos Reis e Mateus Rocha Menezes, publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), edição nº 218, março/abril de 2016, foi o vencedor da quarta edição do Prêmio Olivio Koliver.

A entrega da premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), durante a reunião Plenária do CFC, realizada na sede do CFC, em Brasília (DF). O presidente do CFC, conselheiros, ex-presidentes e funcionários participaram do evento.

A coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, ao fazer uso da palavra, disse que “neste ano, a revista teve boas notícias”.  A professora referiu-se à pontuação da RBC recebida, recentemente, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que elevou a pontuação do periódico para o nível T4.


Professora Jacqueline Veneroso

Outro destaque apontado pela coordenadora foi sobre a mudança da RBC do impresso para o formato digital, que passou a ser gratuito. Segundo ela, a revista que antes contava com 1.500 assinantes, após a liberação do conteúdo e com a plataforma digital obteve, em 30 dias, mais de sete mil acessos. “Com essas mudanças, o Prêmio coroa o belo trabalho que o CFC está fazendo em parceria com a academia”, afirmou Jaqueline.

Ao parabenizar o trabalho do Conselho Editorial da RBC, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, disse que “a decisão de tornar a RBC virtual foi importante para aumentar o número de leitores”. Segundo Martonio, “quem é do magistério sabe que é muito importante que tenhamos veículos especializados com bons artigos técnicos para os leitores”.

Os troféus alusivos ao Prêmio Olivio Koliver foram entregues aos autores pelo presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; pela coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora Jaqueline Veneroso Alves da Cunha; e pelo vice-presidente de Registro, Marco Aurélio Cunha de Almeida.

Compuseram a mesa de honra a coordenadora do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), professora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha; e o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho.

O Prêmio Olivio Koliver, criado em 2013, é uma importante comenda entregue a autores que, por meio de artigos científicos, fomentam a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil.  O troféu é concedido ao melhor artigo selecionado entre os publicados na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), editada pelo CFC.


Da esq. para  a dir.: Mateus Rocha Menezes, Jacqueline Veneroso, Davy Antonio, Maria Eliana e José Martonio

 

 

O que dizem os autores vencedores

 Davy Antonio da Silva 
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais

Quando recebi a notícia, primeiro “fiquei sem chão”; “é um sonho, vou acordar”! É uma alegria inexplicável e só quem passa pode explicar a sensação. Você faz uma viagem ao passado em minutos, pensando no esforço e dedicação para a construção do artigo, volta ao presente, agradece a Deus, e diz: valeu a pena!”

Maria Eliana dos Santos
Especialista em Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia

A minha reação foi de surpresa e alegria. Esse foi o último artigo que teve minha participação antes do meu afastamento. O artigo passou por uma avaliação criteriosa junto a outros excelentes trabalhos. Esse reconhecimento é muito gratificante. É muito bom ser agraciada com o Prêmio Olivio Koliver.”

Mateus Rocha Menezes
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais

“Primeiro, uma boa surpresa, em seguida uma alegria estonteante e mais adiante fiquei honrado com o Prêmio.”

Edições realizadas

Já foram realizadas três edições do Prêmio. A primeira em 2014, na sede do CFC, em Brasília (DF); a segunda, em 2015, no X Encontro Nacional de Professores e Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, realizado em Belo Horizonte (MG); e a terceira edição, em 2016, no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, ocorrido em Fortaleza (CE).


Maria Eliana dos Santos e o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio
Cunha de Almeida


 Mateus Rocha Menezes e o vice-presidente do CFC, Marco Aurélio


Davy Antonio da Silva e o vice-presidente Marco Aurélio

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.