Auditoria: minuta de NBC sobre Revisões da Qualidade do Trabalho está em audiência

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Até o dia 25 de outubro, vai estar aberto o prazo para envio de comentários, ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sobre a minuta da Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA) 02 – Revisões da Qualidade do Trabalho. Este documento está alinhado à norma International Standard on Quality Management – ISQM 2 – emitida pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB).

A NBC PA 02 deve ser lida juntamente com a NBC PA 01 (R1) – Gestão da Qualidade do Trabalho (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes. Ambas são derivadas do conjunto de normas de qualidade do IAASB –ISQM 1, ISQM 2 e ISA 220 Revisada.

Com vigência prevista para trabalhos de períodos iniciados em ou após 31 de dezembro de 2022, a minuta em audiência trata da indicação e da elegibilidade do revisor de qualidade do trabalho e das responsabilidades do revisor de qualidade do trabalho, quando relacionadas com a realização e a documentação da revisão.

Alguns dos critérios previstos na minuta da NBC PA 02 são o período mínimo de dois anos de cooling-off do sócio para se tornar revisor; a inclusão de tempo suficiente para execução do trabalho; o aumento dos requisitos de performance e documentação; e, entre outros, o foco nos julgamentos e problemas relevantes.

Como participar

Para conhecer a minuta da NBC PA 02 e enviar sugestões ao CFC, acesse a plataforma Participa + Brasil.

NBC PA 01

A minuta da NBC PA 01 (R1) – Gestão da Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes permaneceu em audiência de 26 de agosto a 27 de setembro de 2021. Esta norma prevê que as firmas devem ter os sistemas de gestão definidos e implementados em 1º de janeiro de 2023.

Normas de auditoria

Para conhecer as NBC Profissionais do Auditor Independente atualmente em vigência, acesse o link: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-pa-do-auditor-independente/

.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.