Auditores aprovados no 17º EQT já podem consultar o CNAI

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Os contadores que foram aprovados no 17º Exame de Qualificação Técnica (EQT) já podem consultar os seus dados no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Atualmente, o Cadastro tem 3.667 auditores inscritos.

O CNAI tem por finalidade tornar os profissionais que atuam no mercado de auditoria independente conhecidos pelo Sistema CFC/CRCs. Por meio do Cadastro, o CFC e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) têm conhecimento da distribuição geográfica dos profissionais, como atuam no mercado e o nível de responsabilidade de cada um, o que permite uma melhor fiscalização do exercício profissional dos auditores.

As provas do 17º Exame foram aplicadas nos dias 21, 22, 23 e 24 de agosto, e a lista de aprovados foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 16 de outubro. Em seguida, os nomes foram inseridos no Cadastro.

Nesta edição do EQT, um total de 2.176 profissionais fez as provas de: Qualificação Técnica Geral (QTG), específica para atuação nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, específica para atuar nas organizações reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a prova específica para atuar em auditoria nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os números de contadores aprovados em cada uma das quatro provas foram: Qualificação Técnica Geral – 370 aprovados; Banco Central do Brasil – 31; Superintendência de Seguros Privados – 32; e Comissão de Valores Mobiliários – 232 aprovados.

A partir de janeiro de 2018, os novos auditores independentes deverão cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC.

Para consultar o CNAI, o contador aprovado deve colocar o nome completo ou o CPF. Clique AQUI.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.