Audiência Pública: envie contribuições para a minuta da NBC TA 600 R2 e alterações decorrentes

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oferece à Audiência Pública as minutas das normas: NBC TA 600 (R2) - Considerações especiais – auditorias de demonstrações contábeis de grupos, incluindo o trabalho dos auditores dos componentes e NBC XX - Alterações decorrentes da emissão da NBC TA 600 (R2) que estão alinhados à "ISA 600 (Revised) and Conforming and Consequential Amendments to Other International Standards Arising from ISA 600 (Revised)" emitida pela Federação Internacional dos Contadores (IFAC) em Abril/2022.

As principais alterações propostas para a NBC TA 600 incluem a introdução de uma abordagem baseada em riscos que é adaptável, o esclarecimento e o reforço da necessidade de comunicações e interações robustas durante a auditoria do grupo, e o esclarecimento do escopo do padrão por meio das definições e material de aplicação. A minuta também enfatiza a importância da gestão proativa da qualidade no nível do engajamento do grupo e no nível do componente, e esclarece como os requisitos na NBC TA 220 (R3) - Gestão de qualidade da auditoria das demonstrações contábeis se aplicam para gerenciar e alcançar a qualidade da auditoria em uma auditoria de grupo.

A vigência das alterações será para auditorias de demonstrações contábeis de grupos para períodos iniciados em ou após 1º de janeiro de 2024.

As Minutas poderão ser acessadas no site Participa Mais Brasil, por meio dos links:

https://www.gov.br/participamaisbrasil/revisaonbcxxalteracoesnbcta600r2 e https://www.gov.br/participamaisbrasil/nbcta600r2.

Para ler as minutas das normas, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.