Assembleia concede Título de Cidadã Cearense à contadora Maria Clara Bugarim

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Maria Clara Bugarim foi a primeira mulher a ocupar a Presidência do Conselho Federal de Contabilidade (gestões 2006/2007 e 2008/2009)

A contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim foi homenageada na noite desta terça-feira (25/04), em solenidade de entrega do Título Honorífico de Cidadã Cearense realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará. O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu a solicitação do líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT).

Sem título

O parlamentar enalteceu o currículo de Maria Clara e destacou a importância da homenagem à contadora na data que celebra o Dia do Profissional de Contabilidade, 25 de abril. “Em decorrência de sua luta pelos direitos e garantias da classe contábil, Maria Clara já foi agraciada em inúmeras homenagens, recebendo condecorações e títulos de cidadania em seis estados do País. Também foi autora de artigos científicos e de trabalhos técnicos publicados em congressos e convenções, reunindo em seu currículo a realização de inúmeras palestras em eventos no Brasil e no exterior”, salientou Evandro Leitão.

Maria Clara agradeceu a homenagem, e afirmou estar lisonjeada com a entrega do título. “Sempre acreditei que o reconhecimento é um dos mais importantes predicados da vida, não pela vaidade de quem é reconhecido, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram a aprovação majoritária em meio a essa imensidão que é a diversidade humana. O título que esta Casa teve a generosidade de me oferecer muito me honra, mas, acima de tudo, me comove pela forte simbologia que tem, pois me faz igual aos que aqui nasceram e aqueles que, com braços fortes e mãos unidas, conseguiram erguer esse grande e promissor Estado”, declarou a homenageada.

Também participaram da solenidade o deputado estadual Jeová Mota (PDT); a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fátima Maria Fernandes Veras; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martônio Alves Coelho; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Clara Germana Gonçalves Rocha; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio Coelho; e o secretário da regional IV da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Francisco Sales de Oliveira.

Natural de União dos Palmares (AL), Maria Clara Bugarim se destacou em cargos até então nunca ocupados por uma mulher. Foi auditora geral do estado de Alagoas, diretora financeira do Instituto de Previdência do Estado de Alagoas (Ipaseal), secretária de Assistência Social do município de Santana do Mundaú (AL), presidente da Associação dos Servidores do Ipaseal (Assipaseal) e conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Em 60 anos de criação da profissão, foi a primeira mulher a ocupar a presidência do órgão maior da classe contábil brasileira.

BD/CG

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.