Por Membros da Comissão Nacional Jovens Lideranças Contábeis
Estamos diante de um cenário em que, de um lado, apresenta uma nuvem de incertezas oriundas de uma crise instalada e de outro, ainda que não exaltado, um horizonte promissor, pelo tamanho da riqueza do nosso País e das oportunidades que devem surgir nesse contexto.
A Contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo e, ao longo de sua história, construiu um alicerce importante para as tomadas de decisões, sobretudo, para o controle, o registro e a transparência, por meio de suas informações. Assim, o profissional da contabilidade assume hoje o papel de transformador e protetor da sociedade.
A profissão contábil congrega mais de 530 mil profissionais em todo o País e, em sua academia, tem, ao mesmo tempo, 440 mil estudantes de Ciências Contábeis sendo preparados para o mercado de trabalho.
O Conselho Federal de Contabilidade, considerando a importância da participação dos estudantes de Contabilidade e dos jovens profissionais no fortalecimento e desenvolvimento da classe contábil e da sociedade, instituiu a Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, a qual coordena o projeto CFC Jovem, que visa promover e incentivar a formação de lideranças comprometidas com a valorização profissional.
Acredita-se que a integração dos estudantes e dos profissionais recém-ingressos no mercado de trabalho ao Sistema CFC/CRCs, focado na cultura empreendedora e de responsabilidade social, promove diretamente o crescimento da classe contábil, contribuindo para a construção de uma imagem de proteção da sociedade.
Atualmente, o projeto está inserido nas ações da Vice-Presidência de Política Institucional e é coordenado pelo contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, cujo objetivo é despertar e fortalecer jovens lideranças na profissão contábil, desenvolver ações empreendedoras e promover a participação social.
Seguem abaixo os objetivos gerais do projeto:
- Proporcionar e fomentar a formação de lideranças e a cultura empreendedora na classe contábil.
- Despertar nos alunos de ensino médio (escolar) o interesse para o curso de Ciências Contábeis, demonstrando o valor da profissão contábil.
- Integrar os estudantes de Ciências Contábeis ao Sistema CFC/CRCs por meio da sua participação nas atividades e ações do sistema contábil brasileiro.
- Conscientizar o bacharel em Ciências Contábeis da importância do registro profissional.
- Disseminar entre os jovens profissionais a importância e a força política e social da classe contábil no Brasil.
- Despertar a sociedade brasileira para a importância do profissional da contabilidade no cenário nacional.
- Promover projetos de capacitação para as oportunidades, diante das diversas áreas de atuação da profissão.
- Promover e apoiar eventos e ações dos estudantes e dos jovens profissionais.
- Atuar em parceria com o Programa do Voluntariado da Classe Contábil.
Diante do cenário, destacamos a importância de parabenizar e de registrar que atualmente temos mais de 3 mil jovens profissionais, em todo o Brasil, envolvidos diretamente nas ações do Projeto CFC Jovem, que, somente nos últimos 2 anos, fez chegar as suas ações a mais de 50 mil jovens profissionais da contabilidade em todo o País.
Hoje, dos 527.621 profissionais no Brasil, somos 131.958 jovens contadores compreendidos na faixa etária de até 35 anos, com um ingresso de 111.220 profissionais nos últimos cinco anos no Sistema CFC/CRCs, o que representa 21% da classe contábil atual. Este dado nos conclama para o desenvolvimento de projetos que visem à formação de jovens líderes, ao fomento do empreendedorismo e ao engajamento nas ações de responsabilidade social por este público.
Vejam onde estão os jovens profissionais no Brasil (dados de abril/2016):
Fonte: elaboração própria
A atual Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, constituída pela Portaria CFC nº 048/2016, de 19 de fevereiro de 2016, tem a composição abaixo descrita para coordenar, subsidiar e acompanhar as ações relativas aos CRC Jovem de cada Conselho Regional de Contabilidade (CRC):
- Joaquim Bezerra - Coordenador Nacional - joaquimbezfilho@uol.com.br
- Andrey Ricardo Lima Oliveira - representante de região Norte - andrey13contador@gmail.com
- Jéssica Oliveira de Souza - representante da região Nordeste - jessicaoliveirasou@gmail.com
- Patrícia Pereira Castro - representante da região Centro-Oeste - ctcastro@globo.com
- Ricardo Pocetti - representante da região Sudeste - ricardo.pocetti@terra.com.br
- Priscila Propp - representante da região Sul - priscila@gpassociados.com.br
Contudo, esta construção vem de longas datas, pois o projeto tem sua origem na gestão do presidente Alcedino Gomes Barbosa (2002/2003), ocasião em que foi lançado o primeiro periódico com participação direta do movimento estudantil e em que foi criado o Projeto de Integração Estudantil. Na época, o projeto era coordenado pela então conselheira do CFC Jucileide Leitão e composto pelos estudantes Werbert Fernandes (GO), Dario Nascimento (AM), Alberto Toledo (PR), Walquiria Bernardes (MG) e Adriana Vasconcelos(PB).
Posteriormente, na gestão da presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim (2006/2007 e 2008/2009), criou-se o Projeto CFC Jovem, que, na época, era formado por Marcia Alcazar (SP), Brunno Sitonio (PB), Daniel Coelho (CE), Rúbia Magalhães (SC) e Joaquim Bezerra (PI). Apesar de os projetos terem composições distintas, eles se relacionavam diretamente, por isso decidiu-se uni-los.
Na gestão do presidente Juarez Domingues Carneiro (2010/2011 e 2012/2013), o projeto começava a tomar ainda mais força. Em uma reunião realizada nos dias 28 e 29 de março de 2013, na cidade de João Pessoa (PB), ficou definido que a comissão passaria a se chamar “Comissão de Jovens Lideranças Contábeis”. A essa altura, a composição da comissão já havia mudado e seus integrantes eram: Joaquim Bezerra, coordenador; Bruna Faccin, representante da região Sul; Brunno Sitonio, representante da região Nordeste; Marcelo Machado, presidente da Fenecic; Patrícia P. Castro, representante da região Centro-Oeste; Ricardo Pocetti, representante da região Sudeste; e Julio Ramon, representante da região Norte.
Buscando sempre o melhor para o projeto, considerado muito importante para o Sistema, o atual presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, iniciou o seu mandato, já em seu discurso de posse, dizendo: “Uma das metas do meu mandato é formar, incentivar e preparar jovens lideranças!”. Assim, o Projeto Jovens Lideranças Contábeis tornou-se um dos pilares da gestão do presidente do Conselho Federal de Contabilidade.
O time da comissão foi renovado, em 2014, com a seguinte composição: Joaquim Alencar Bezerra Filho, coordenador; Priscila Propp, representante da região Sul; Jéssica Oliveira, representante da região Nordeste e os estudantes do Brasil; Patrícia P. Castro, representante da região Centro-Oeste; e Ricardo Pocetti, representante da região Sudeste.
Por tudo isso, a Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, dentro do Projeto CFC Jovem, acredita na construção de um amanhã próspero para a nova geração da classe contábil brasileira. Hoje com uma história já consolidada e com ações que vê ao encontro dos anseios maiores da profissão contábil brasileiras, a Comissão parabeniza cada um dos profissionais da contabilidade do nosso País, em especial, esta comunidade que jamais deixará de ser a nossa esperança.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.