Almoço em comemoração aos 45 anos do Ibracon acontece em São Paulo

Por Comunicação Ibracon

Grandes desafios e conquistas marcam os 45 anos do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, fundado em 13 de dezembro de 1971. Ao longo desse período, o Instituto se desenvolveu e atingiu o atual status de entidade de reconhecida representatividade no Brasil e no exterior. Em comemoração aos 45 anos de fundação, hoje, 9, o Ibracon reuniu em um almoço, representantes de entidades contábeis e de firmas de auditoria, ex-presidentes do Instituto e alguns dos muitos profissionais que contribuíram  para a exitosa trajetória do Instituto. O almoço aconteceu no restaurante Rubayat, em São Paulo.

14815419104116a

Da esq. para a dir.: o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Eduardo Pocetti; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Marcio Massao Shimomoto; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Gildo Freire de Araujo; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho; o presidente do Ibracon, Idésio Coelho; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Antonio Palácios.

Entre os presentes, estavam o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Marcio Massao Shimomoto; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Gildo Freire de Araujo; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Antonio Palácios; o vereador, José Police Neto; os membros do Conselho de Administração; os presidentes das Seções Regionais do Ibracon; os membros da Diretoria Nacional;  os membros da diretoria da 5ª Seção Regional do Instituto; ex-presidentes do Conselho de Administração e da Diretoria Nacional do Ibracon, entre outros convidados.

Em seu discurso, o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Eduardo Pocetti, enfatizou aspectos relevantes da trajetória do Ibracon e ressaltou a importância das gestões anteriores do Instituto que atuaram sempre com o objetivo de fortalecer a auditoria independente, e difundir sua relevância sob a ética e a transparência.

Idésio Coelho, presidente da Diretoria Nacional, agradeceu a todos que contribuíram e seguem assim fazendo para que o Ibracon tenha alcançado 45 anos de ininterrupto trabalho pela categoria, pela sociedade, pelo Brasil.

Jose Martonio Alves Coelho, presidente do CFC, reforçou a sinergia entre o Sistema CFC/CRCs e o Ibracon em prol da auditoria independente profissão, vertente importante da profissão contábil no Brasil.

História

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil foi constituído em 13 de dezembro de 1971. O Ibracon surgiu da união de dois institutos que congregavam contadores que trabalhavam com auditoria independente: o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibai), que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB).

Eram tempos de mudanças, como os de hoje em dia. O mercado de capitais brasileiro, após rápida e expressiva expansão, havia entrado em colapso, causando sérios problemas à economia da época. O Ibracon esteve presente quando da reorganização do mercado de capitais após a quebra da Bolsa, em 1970.

O Instituto foi criado justamente para auxiliar no processo de reconstrução, quando a auditoria independente passou a ser obrigatória para as empresas de capital aberto e o primeiro conjunto de normas sobre demonstrações contábeis foi escrito e adotado por meio da Circular Nº 179 do Banco Central do Brasil.

Por trás daquelas novidades estava o então Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB), atualmente Ibracon. Desde 1971, o Ibracon luta em prol do fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado, por meio de diversas frentes de atuação.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.