Aécio Dantas busca fortalecer colaboração entre os conselhos de profissões regulamentadas

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão), Aécio Dantas, realizou nesta terça-feira (29), visitas institucionais ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com o objetivo de ampliar a participação dos conselhos de profissões regulamentadas no Fórum.

Durante a agenda, Aécio Dantas foi recepcionado pela primeira mulher a ocupar a presidência do CAU/BR, Nadia Somekh; e pela presidente do Cofen, Betânia Maria dos Santos. Oportunidade na qual puderam estabelecer canais mais estreitos de comunicação e cooperação entre as entidades.

Aécio Dantas e Nadia Somekh.

“A aproximação entre os conselhos federais é fundamental para promover a troca de experiências, a discussão de desafios comuns e a construção de soluções coletivas com o intuito de fortalecer os laços de colaboração entre diferentes entidades reguladoras profissionais”, disse o coordenador do Conselhão.

Nas audiências, Aécio Dantas pontuou a importância da união entre os conselhos para ampliar a atuação das profissões regulamentadas no cenário nacional. Também foram discutidos temas como a valorização das profissões regulamentadas, a defesa dos interesses dos profissionais perante a sociedade, os desafios em comum que os conselhos enfrentam e a reforma tributária, assunto em voga no país.

Ainda durante os encontros, as presidentes das autarquias federais Nadia Somekh e Betânia Maria agradeceram a visita do coordenador Aécio, confirmando que realizarão a inclusão, em suas agendas, da participação de seus respectivos conselhos nas reuniões do Fórum.

O Conselhão desempenha papel essencial na coordenação das atividades dos conselhos de profissões regulamentadas, permitindo que eles compartilhem conhecimentos, alinhem estratégias e atuem de maneira mais eficaz em prol de suas respectivas áreas.

Gilney Guerra, Betânia Maria e Aécio Dantas.

O coordenador do Conselhão expressou otimismo em relação ao futuro das parcerias e à ampliação da participação no Fórum. Enfatizou, ainda, a necessidade de unir esforços para superar obstáculos e promover a excelência em todas as profissões envolvidas e da necessidade de desenvolvimento de atos normativos para o Conselhão.

Por fim, Aécio Dantas reforçou o compromisso em trabalhar de maneira colaborativa, em conjunto com os demais conselhos, para construção de aprimoramento contínuo das profissões regulamentadas e para o desenvolvimento social e econômico do país.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.